Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

  • Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 12h00
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 08h31

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 350x270Você sabe o que é Autismo?

Autismo, ou também conhecido cientificamente por “Transtornos do Espectro Autista” - TEA, consiste em uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro.

Uma pessoa autista tem dificuldade de interação social, fazer contato visual, compreender expressões faciais, gestos, expressar suas próprias emoções e fazer amigos. A dificuldade em se comunicar, começar e manter um diálogo, comportamentos repetitivos e dificuldade de imaginação, também são características do autismo. Mas vale a pena lembrar, embora todas as pessoas com TEA partilhem dessas dificuldades, a intensidade com que podem afetá-los é diferente, influenciando na forma como se relaciona, se expressa e se comporta. O autismo é único para cada pessoa!

 

Curiosidades:

  • Uma pessoa com autismo pode ter uma sensibilidade sensorial mais apurada, por exemplo, pode achar alguns sons de fundo insuportável e barulhento, enquanto outras pessoas ignorariam, podendo causar dor de cabeça, ansiedade e até mesmo dor física.
  • As pessoas com TEA, podem se destacar em matemática, habilidades visuais, música, arte. São detalhistas e possuem uma memória muito acima da média.
  • São pessoas leais e de confiança.
  • A série “The Good Doctor” retrata a rotina de um residente de cirurgia que tem autismo. O jovem tem um grande talento diagnóstico, com memória fotográfica e uma lógica de pensar diferente dos demais. Vale a pena assistir!
  • A série “Attypical” conta a história de um jovem autista de 18 anos que decide que é hora de dar uma chance para o amor e, enquanto lida com questões comuns a qualquer um de nós, acaba despertando em sua família uma vontade de movimento e mudança. 
  • Filmes que abordam o tema: “Gilbert Grape: Aprendiz de um Sonhador” (1993); “Uma Viagem Inesperada” (2004); “Loucos de Amor” (2005); “Um Certo Olhar” (2006); “Sei Que Vou Te Amar” (2008) e “Um Time Especial” (2011).  

 

Para mais informações, procure o Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napnee do IFMG - Campus Bambuí. 

Contato: (37) 3431-4947

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fonte: Napnee 

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página