Campanha Antitabagismo é instituída pelo Campus Bambuí

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 08h20
  • Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 11h01

Com o intuito de promover a conscientização dos alunos e servidores do Campus Bambuí, foi instituída no dia 11 de junho de 2018,  na abertura da Copa dos Nossos Sonhos, a Campanha Antitabagismo. Segundo estudos publicados no The New England Journal of Medicine (2013), quem fuma tem 10 anos a menos de vida, se comparado com uma pessoa não fumante.

A campanha foi marcada pela divulgação de campanhas contra o tabagismo nas redes sociais do campus, pela entrega de flyers de conscientização e fixação de banner's com as campanhas obrigatórias estampadas em rótulos dos cigarros e demais produtos derivados do tabaco que são comercializados no Brasil, definida pela Resolução da Diretoria Colegiada nº 195/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além desses materiais, uma caixa foi utilizada para recolher os cigarros dos fumantes do campus, com o objetivo de incentivar o ponto de partida para a eliminação desse vício. Em um segundo momento da campanha, houve palestras de conscientização com as servidoras Nádia Silveira e Thaís Vasconcelos, tendo uma efetiva participação de toda a comunidade acadêmica.

Para o professor Rodrigo Caldeira, “a campanha antitabagismo no IFMG - Campus Bambuí - foi uma iniciativa muito importante.Toda a comunidade do campus teve a oportunidade de refletir e atentar para os malefícios do cigarro. A campanha contou com inúmeras atividades educativas: como palestras, exibição de filmes, produção de cartazes, visitas nos diversos setores do campus; com intervenções e conscientização de servidores e alunos, sobre os diversos problemas que o cigarro acarreta para a saúde e a qualidade de vida. Percebemos a boa acolhida que tivemos no diálogo com toda a comunidade e na recepção amistosa, pois as pessoas, cada dia mais, sabem da importância que a mudança de hábito e a adoção de um estilo de vida mais saudável podem proporcionar.Pretendemos nos próximos meses intensificar as ações e promover um campus ainda mais rico de informação e de conhecimento. Agradecemos a receptividade e a ampla adesão de todos!

É de suma importância ressaltar, que de acordo com o Art. 11 do  Regulamento Disciplinar Discente do IFMG,  é proibido fumar nas dependências da instituição, sendo considerada falta disciplinar passíveis de aplicação de medidas disciplinares.

DSC 0069 DSC 0073

DSC 0075 DSC 0064