III Semana de Inclusão foi um sucesso!

• Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 08h47
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 10h48

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, foi realizada a 3ª Semana de Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. O evento, organizado pelo NAPNEE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, contou com várias participações especiais.

No primeiro dia, o Diretor-Geral, Rafael Bastos Teixeira, deu as boas-vindas aos presentes, que, em seguida, se emocionaram com uma linda apresentação da APAE de Bambuí. Na sequência, o professor Rafael Silva Guilherme falou sobre o desafio da adoção de crianças com deficiência, um assunto ainda pouco debatido e que trouxe vários esclarecimentos ao público presente.

Iniciando muito bem o segundo dia do evento, a APAE de Arcos, linda e artisticamente, mostrou toda a capacidade e dedicação de seus alunos e usuários durante sua apresentação, que encantou a plateia. Dando continuidade, o professor Marcos Rogério fez uma explanação sobre a Equoterapia no Campus Bambuí, destacando os inúmeros benefícios que essa atividade tem proporcionado aos seus praticantes. A neuropedagoga, Ozana Leal, e a neuroeducadora, Lucrécia Vera, falaram, em seguida, sobre os sinais de alerta para os transtornos específicos da aprendizagem: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia e Síndrome de Irlen – temas de grande relevância na Educação Inclusiva.

Ainda na quarta-feira, houve a apresentação de trabalhos relacionados à Educação Inclusiva e também uma linda apresentação teatral da Associação dos Surdos do Alto São Francisco. Como última atividade, Ozana e Lucrécia falaram sobre o Transtorno do Espectro Autista” - tema bastante solicitado durante a 2ª Semana de Inclusão.

Finalizando, no dia 17 de maio, os participantes apreciaram belas músicas interpretadas pelo coral “Vozes Especiais”, da Escola Estadual “Helena Aparecida”, de Lagoa da Prata. Na sequência, o intérprete e tradutor de Libras, Gilberth Santos, responsável pelo Setor de Políticas Inclusivas do IFMG, conduziu o encontro anual dos NAPNEEs, que contou com a participação de representantes de Bambuí, Formiga, Congonhas, Ouro Preto, Sabará, São João Evangelista e Betim. Novamente, Lucrécia e Ozana falaram sobre “Educação Inclusiva – sujeito de direitos”, esclarecendo muitas questões sobre as necessidades educacionais específicas. Como últimas apresentações, a banda Zero Hora, que conta com um baterista cego, animou o público presente e, em seguida, Layse, juntamente com o professor José Edmar, cantou a música “Você vai gostar de mim”, enquanto foram distribuídos algodões-doces aos participantes como forma de agradecimento pela participação na 3ª Semana de Inclusão do IFMG – Campus Bambuí.

O NAPNEE do Campus Bambuí agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento! Juntos, somos mais fortes!

DSC3749 selo 372  DSC4002 372

DSC4298 372  DSC4205 372 selo

DSC4816 372 selo  DSC4921 372

DSC4979 750 selo