Convite: II Festival de Teatro do IFMG - Campus Bambuí

• Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h29
  • Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h54

teatro II festival 2018Quando você pensa na sua infância, nos livros que leu, nas brincadeiras que fazia, nas histórias que ouvia, o que surge na sua cabeça? Nossa memória é povoada por lembranças como as que respondem a essas perguntas.

Pensando nisso, a Diretoria de Extensão, Esportes e Cultura do IFMG trouxe a “Memória” como eixo norteador do II Festival de Teatro de Bambuí, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano. Todos os espetáculos que serão apresentados têm alguma ligação com o nosso passado e com tudo que vivenciamos em nossa infância e juventude.

Quem nunca ouviu as estórias contadas por João Grilo e Chicó, presentes na obra “O Alto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, montada e remontada pelos palcos do Brasil afora, ganhando até as telonas do Cinema, primeiramente com “Os Trapalhões” (“Os Trapalhões no Alto da Compadecida”, 1987, Demuza Cinema, Produções Cinematográficas) e depois com a dramatização “O Alto da Compadecida”, minissérie do sucesso produzida por de Guel Arraes, da Rede Globo, que virou filme? No espetáculo “Estórias de João Grilo e Chicó”, montagem da Trupe Nós-Destinos, os personagens marcantes da obra de Suassuna saem pelos quatro cantos do mundo em busca de aventura, e chegam à Bambuí, nos dias 20 (Comunidade São Francisco de Assis – FHEMIG) e 21 de novembro (pátio da Escola Municipal Antônio Torres) para contar suas aventuras e causos ao povo bambuiense.

A Companhia LuapraRua, de Ouro Preto/MG, traz a intervenção “Seu Geno e Dona Zita”, composta por dois bonecos híbridos que nos remetem à nossos avós, com toda a sua ternura e carinho dos gestos e olhares. Seu Geno e Dona Zita caminharão pelas ruas da cidade no dia 20 de novembro, vá conhece-los!

Além dessa intervenção cultural, a Cia LuapraRua traz, também, o espetáculo “Dona Juju”, que conta a história de uma senhora simples, que vive solitária em companhia de seu rádio e, em sua casa, vive numa mistura de lembranças e realidade, no dia 21 de novembro, às 14 horas, no Salão Nobre do IFMG.

E por falar em lembranças, quem não se lembra do quintal preferido na infância? Do estilingue, das brincadeiras com os amigos? A proposta do espetáculo “Memórias de quintal”, da Cia INSENSATA é trazer à cena o duelo entre uma criança e um pardal e todo o desenrolar dessa situação num quintal de memórias e surpresas. “Memórias de quintal” será apresentado no dia 22/10, às 18 horas, no pátio da Escola Municipal Antônio Torres.

O Grupo TeAstral de Teatro Amador, projeto da Diretoria de Extensão, Esportes e Cultura, estréia nos palcos no Festival deste ano, com duas montagens. Uma nos faz reviver, na forma de poesia, a lenda do “Negrinho do Pastoreio”, baseado no conto homônimo de Zora Seljam, numa intervenção emocionante e única, no dia 22 de novembro, às 10 horas. A outra montagem é fruto de um trabalho desenvolvido na disciplina Português e Literatura, da professora Alessandra Pontes, que traz para os palcos “Uma estória de Romeu e Julieta”, no dia 23 de novembro, também às 10 horas. Ambos os espetáculos acontecerão no Salão Nobre do IFMG.

A proposta do Curso de Teatro do IFMG Ribeirão das Neves também é nos fazer reviver os personagens de nossa infância e juventude, na montagem “Chapeuzinho Vermelho e seus amigos”, Chapeuzinho Vermelho se vê na difícil missão de proteger a floresta quando um lenhador insiste em derrubar as árvores. Contando com a ajuda de seus fiéis amigos Emília, Gato de Botas, Pica-Pau e sua querida Vovozinha, eles embarcam em uma divertida aventura a fim de salvar a fauna e a flora. O espetáculo será encenado no auditório da Escola Estadual João Batista de Carvalho, no dia 24 de novembro, às 18 horas.

O II Festival de Teatro de Bambuí é uma realização da Diretoria de Extensão, Esportes e Cultura do IFMG e conta com importante apoio do Sicoob Credibam, CEMAC (Centro de Especialidades Médicas Dr. Aloisio de Carvalho), CEO (Centro de Estudos Orientados) e da TV Bambuí. Participe!

programação