Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Nem só de reclamação ou denúncia vive uma ouvidoria

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 10h46
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 11h45

A Ouvidoria do IFMG - Campus Bambuí, como instrumento de controle social na administração pública, busca, por meio de um trabalho ético, o constante fortalecimento da instituição. Pela natureza proativa de suas atividades, foi identificado um número pequeno de elogios, o que resultou na criação do Certificado de Elogio da Ouvidoria do IFMG - Campus Bambuí.

Esse certificado veio para contribuir com o formalismo no processo motivacional do servidor público, visto que não há uma gratificação - pecuniária ou semelhante à da iniciativa privada - que possa motivar o profissional no desempenho de suas funções. Por isso, o certificado foi fundamental para reconhecer o trabalho desenvolvido, fazendo com que o servidor continue oferecendo o seu melhor, o que, em contrapartida, resulta em satisfação aos usuários do serviço público.

Desde sua implantação, no segundo semestre de 2018, 15 pessoas foram elogiadas. Emocionado, o servidor Claudio Norberto, um dos elogiados por meio da Ouvidoria, relatou que foi a primeira vez, em 24 anos de dedicação à instituição, que recebeu um documento formal, em que foi registrado seu empenho em determinada atividade.

Com a presença do Diretor-Geral, Prof. Rafael Bastos Teixeira, e do Ouvidor, Gilberto Adriano Guimarães, a entrega do certificado é realizada no Gabinete da Direção-Geral do Campus, onde é relatada a ação do servidor que originou o elogio, sendo que uma via do certificado fica arquivada em sua pasta funcional. O Diretor, ainda, em um bate-papo descontraído, conhece mais sobre as atividades desenvolvidas pelo servidor, suas dificuldades no desempenho da função e suas perspectivas para melhoria do ambiente de trabalho.

A iniciativa adotada pela Direção-Geral está obtendo vários resultados positivos, como o engajamento dos membros elogiados e suas equipes, aproximação da direção com a realidade dos servidores e o reconhecimento pelo trabalho prestado ao campus.

Em 2018, foram homenageados os seguintes servidores e funcionários terceirizados:

 

Homenagiados ouvidoria 2018 6
Foto: Edison José da Silva(esquerda), José Calixto de Menezes e 
Arnaldo Belchior da Silva
 
Homenagiados ouvidoria 2018 5
Foto: Marcelo Dias de Souza(esquerda), Joanice Costa Araújo Miranda, Layse Moura Barboza, Lucas Boeno Oliveira

Homenagiados ouvidoria 2018 8 Homenagiados ouvidoria 2018 4
Foto: Edilson Lourenço                                                                          Foto: Fernanda Gonçalves

 

 
Homenagiados ouvidoria 2018 7 Homenagiados ouvidoria 2018 1
Foto: João Flávio Pires Cambuí                                                                          Foto: Elza Soares da Silveira
 
Homenagiados ouvidoria 2018 9
Foto: Fernanda Rita de Sousa, Claudio Norberto Martins, Rafael Bastos, Layse Moura Barboza e Gilberto Adriano Guimarães
 
Homenagem MarioDiretordeEnsino
Foto: Mário Luiz Viana Alvarenga(Diretor de Ensino)
 

O Ouvidor do IFMG - Campus Bambuí, Gilberto Adriano Guimarães, destacou que a iniciativa permitirá que as pessoas tenham a Ouvidoria como um canal para garantir o seu direito de cidadão e também para participarem da administração pública. Salientou ainda que, contando com mais manifestações, independentemente de sua classificação, será possível identificar e levantar informações para subsidiar as decisões da direção da instituição quanto às melhorias e inovações que podem ser implementadas. 

 
Atendimento

A Ouvidoria informa que, em razão da Instrução Normativa nº 19, de 03 dezembro de 2018, da Controladoria-Geral da União (CGU), todas as manifestações referentes ao Campus Bambuí serão realizadas via E-ouv (Sistema de Ouvidoria do Governo Federal), sendo registradas na Reitoria e, posteriormente, reportadas ao campus para providências. Este trâmite não afetará o processo de registro e entrega de resposta final ao usuário; apenas garantirá mais controle sobre prazos e transparência em todo o processo.

Na sala da Ouvidoria do Campus, localizada no Prédio Administrativo, os atendimentos continuarão a ser realizados normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

 
 e ouv faca sua manifestacao
 
Fonte: Ouvidoria - IFMG - Campus Bambuí
 
Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página