Professor e alunos do curso de Engenharia de Computação têm artigo apresentado em evento internacional

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 08h33
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 08h57

Entre os dias 22 e 24 de Maio ocorreu em Niterói (RJ) nas dependências da Universidade Federal Fluminense (UFF) o III Seminário Internacional de Estatística com R (III SER). O SER é um evento multidisciplinar que busca integrar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e que fazem uso da análise de dados. É realizado com apoio da CAPES reunindo mais de 200 participantes entre pesquisadores nacionais e internacionais. Em fevereiro de 2018 o SER recebeu o reconhecimento da R Foundation por sua colaboração na divulgação da linguagem R. O objetivo do seminário é promover o aprendizado das técnicas estatísticas, proporcionar atualização no uso da linguagem R e suas bibliotecas, incentivar o intercâmbio entre pesquisadores, além de impulsionar o desenvolvimento de novas bibliotecas.

Na edição deste ano, o professor Ciniro Nametala do Departamento de Engenharia e Computação, juntamente com os alunos do curso de bacharelado em Engenharia da Computação, Gustavo Nunes e Petrúcio Júnio, assinaram autoria no trabalho aceito e apresentado "Comparative Analysis of Runtimes from Compiled and Interpreted R Code in Linux and Windows Systems". Neste estudo eles mostraram, por meio de técnicas estatísticas experimentais formais, que a linguagem de programação R tende a se comportar com melhor desempenho em sistemas operacionais Linux quando comparado a Windows.

Este é o primeiro artigo internacional publicado com autoria de alunos do curso de Engenharia de Computação no campus Bambuí.

O trabalho, que chamou bastante a atenção dos presentes no momento da apresentação, foi desenvolvido a partir de um experimento iniciado durante a disciplina de Análise e Planejamento de Experimentos ministrada pelo professor Felipe Campelo da UFMG, no decorrer do mestrado feito pelo professor Ciniro. Este estudo também foi utilizado como base para a realização de um minicurso de extensão chamado "Estatística para Múltiplas Comparações com R" ministrado pelo professor Ciniro no mês de maio, promovido pela DIREC e que transferiu conhecimento para 31 participantes.

O IFMG Campus Bambuí para parabeniza os alunos e o professor por esta conquista!

alunos Ciniro

Foto:Da esquerda para a direita, os alunos: Gustavo Nunes, Petrúcio Júnio e o professor Ciniro Nametala.

Fonte: Professor Ciniro.