SEMANA DA FAMÍLIA AGRÍCOLA é sucesso no Campus Bambuí

• Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 17h43
  • Última atualização em Segunda, 07 de Maio de 2018, 17h46

A “SEMANA DA FAMÍLIA AGRÍCOLA” após 20 anos retornou com uma nova proposta, aliando cultura, tecnologia e inovação ao meio rural. Com a programação diversificada foi ofertada uma série de atividades dentro de cinco grandes momentos: Feira Gastronômica “Sabores Artesanais”; Lançamento do Programa "Vivências"; X FestMilho; VI Dia do Leite e 2º Encontro de Agronegócio.

Dando início ao evento, a Feira Gastronômica “Sabores Artesanais” contou com a apresentação de vários produtos feitos pelos alunos do curso de Engenharia de Alimentos, como iogurte grego com polpa de tomate, sorvete de queijo, dentre outros, assim como também, teve a apresentação dos produtos “Sabores do Campus”, que são produzidos no Campus Bambuí. A Feira contou com  a presença de diversos produtores e comerciantes da região, expondo e comercializando produtos artesanais, em especial, o queijo minas artesanal, além da  apresentação de artesanatos em bambu e doces caseiros apresentados por Fabiana Bernardes, formada em Tecnologia de Alimentos pelo Campus Bambuí.

Houve também o Lançamento do “Programa Vivências, sob a coordenação do Professor Hudson Poceschi. Para ele “o Programa Vivências constitui na vivência de estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí em práticas, culturas e movimentos sociais que se distanciam do seu cotidiano. A experiência constitui na permanência do(a) discente de cursos técnicos ou de graduação por um período pré-determinado na pequena propriedade para onde for enviado, vivenciando as práticas, as relações humanas, de produção e o intercâmbio cultural no assentamento ou pequena propriedade parceira. Para esse primeiro Programa, foi escolhido a temática "A vida do Canastreiro", onde os estudantes participantes vivenciarão o dia-a-dia da produção do queijo canastra artesanal, sendo acolhido por propriedades de Medeiros, São Roque de Minas, Bambuí e Tapiraí”.

Entre os eventos mais esperados estava o "X FestMilho", que teve como objetivo apresentar novas tecnologias para o setor rural e foi marcado pela intensa participação dos alunos. Finalizando a "Semana da Família Agrícola", houve o Dia de Campo, no sábado, dia 14. Para a aluna Karine Araújo, graduanda em Agronomia "as palestras foram de suma importância pois, adquirimos muito conhecimento na área fitotécnica e o dia de campo foi muito interessante pois, mostramos os resultados dos produtos para os produtores e alunos presentes”.

Outro ponto alto da semana foi o "VI Dia do Leite", que trouxe grandes nomes do meio agropecuário para proferir palestras de extrema importância e discutir assuntos relevantes ao ramo leiteiro. E no último dia da Semana da Família Agrícola ofereceu 5 minicursos com temas diversificados, que foram sucesso de inscrições.

Os participantes da "Semana da Família Agrícola" ainda puderem prestigiar o "2º Encontro de Agronegócios", que foi marcado pela participação de mais de 20 empresas do município de Bambuí/MG, com a apresentação de diversas palestras e sorteio de brindes para os produtores rurais.

O IFMG - Campus Bambuí parabeniza todo corpo discente, docente e organizadores pelo sucesso dos eventos que marcaram a "Semana da Família Agrícola".

DSC 0089 DSC 0033

DSC 0100 SFA 3dia 1