Normas para Publicação
A Comissão Técnico Científica encaminhará os trabalhos (resumo expandido) aos consultores Ad-Hoc onde serão analisados os trabalhos submetidos de acordo com os seguintes critérios:
a) Título e resumo em conformidade com o conteúdo do trabalho.
b) Relevância do trabalho, o(s) objetivo(s) e a justificativa.
c) Atualização e pertinência da revisão bibliográfica utilizada.
d) Adequação do trabalho quanto ao método utilizado.
e) Aplicabilidade e viabilidade dos resultados.
f) Coerência dos resultados e conclusões com os objetivos propostos.
g) Clareza da redação.
h) Formatação em conformidade com as normas estabelecidas para o evento.
i) Contribuição para o campo do conhecimento científico e/ou tecnológico.
O aluno cadastrado em programa com bolsa de pesquisa deverá identificar-se como bolsista. É necessário colocar no arquivo do trabalho, logo após seu nome, curso e instituição, a citação da condição de bolsista (mencionar a modalidade da bolsa) e a fonte financiadora.
A sexta edição do Seminário dos Estudantes de Pós-graduação (SEP) em sua versão multicampi, será exclusivamente na modalidade online, com palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos acontecendo remotamente, por meio das plataformas digitais do evento, cujos link serão disponibilizados em breve.
Os pôsteres deverão acompanhar a seguinte sequência lógica: Título, Nome dos autores e vínculo institucional, Introdução, Objetivos, Desenvolvimento ou Material e Métodos, Resultados e Discussão (se for resultados de pesquisa), Conclusões e Referências Bibliográficas.
INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
A estrutura do resumo deverá conter os seguintes itens:
- Título
- Resumo
- Palavras-chave
- Introdução
- Material e Métodos/Metodologia
- Resultados e Discussão
- Conclusões
- Agradecimentos
- Referências Bibliográficas
Outros elementos pós-textuais como apêndices e anexos são opcionais, desde que não excedam os limites de 5 (cinco) páginas.
DETALHES DA FORMATAÇÃO
As margens devem ser: superior e esquerda 3,0 cm; direita e inferior 2 cm e espaço interlinear de 1,5. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. O artigo deve ser enviado em PDF, sendo que o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5Mb.
a) Título: deverá ser na fonte Times New Roman 12 em negrito e centralizado.
b) Resumo: deverá ser fonte Times New Roman 12. Os trabalhos deverão ser acompanhados de resumos em português (sem parágrafo, justificado e espaçamento simples), de 3 a 5 palavras chaves, alinhadas à esquerda, em português e separadas por ponto final.
c) Palavras chaves: logo abaixo do resumo devem ser informadas as palavras-chave, em número de três a cinco, em português, separadas por ponto final com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculo. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, com alinhamento à esquerda.
d) Numeração de páginas: a numeração de página deve estar na margem superior alinhada à direita, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho de fonte 10 (dez), iniciando a numeração a partir da primeira página do trabalho.
e) Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos e sem ponto final após o número da sessão. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. Os títulos das sessões principais como Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas deverão escritos em caixa alta (maiúsculas). Os subtítulos das sessões principais (se houver) deverão ser em negrito e caixa baixa (apenas a inicial maiúscula).
f) Corpo do texto: divide-se em introdução, desenvolvimento (referencial teórico, material e métodos ou metodologia), discussão dos resultados e conclusão. O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo da seção correspondente. Fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, formatado em 1 coluna e com espaçamento entre linhas de 1,5cm.
g) Notas de rodapé: devem ser evitadas as notas de rodapé. Somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessário.
h) Siglas: use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, nas ocorrências posteriores, basta usar a sigla. Por exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
i) Outros: números de um a nove devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.
j) Agradecimentos: quando houver agradecimentos o mesmo deve ser inserido após à conclusão do trabalho seguido do título "Agradecimento".
l) Referências: o título “Referências” deve ser centralizado fonte Times New Roman 12. As referências bibliográficas devem ser representadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação conforme a norma NBR 6023/2002 ABNT.
EXEMPLOS DE CITAÇÕES
Para apresentação de citações em documento deve-se utilizar a norma NBR 10520:2002. Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o trabalho se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo.
a) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano).
b) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).
c) Citação Indireta (sem aspas): no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).
d) Citação Direta (com aspas) até três linhas: “A postura do professor centralizador e ‘dono do saber’ transforma-se em uma atitude de orientador e facilitador de aprendizagem” (SOBRENOME, ano, p. 00).
e) Ao omitir parte de citação direta: “[...] em função da velocidade das mudanças e de novos paradigmas, pois o que é novo hoje amanhã poderá estar superado” (SOBRENOME, ano, p. 00).
f) Citação Direta com mais de três linhas devem ser destacadas: com um recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e sem aspas.
g) Quando houver mais de três autores, usar a forma reduzida (AUTOR et al., ano) ou Autor et al. (ano), como (SOUZA et al., 1975) ou Souza et al. (1975).
ELEMENTOS DE APOIO: ILUSTRAÇÕES, TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS
A formatação de tabelas se difere um pouco da formatação de figuras, quadros e gráficos. Para as tabelas, a numeração deve ser em algarismo arábico, sequencial, inscrita acima da mesma e precedida da palavra Tabela. Deve-se colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo, como fonte Times New Roman 10 e alinhado à esquerda. A fonte deve ser colocada abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados, precedida da palavra Fonte.
Para a formatação de quadros, figuras e gráficos deve ser utilizada a mesma formatação, porém inseridas na parte inferior juntamente com a fonte, porém com o nome que a precede (Figura, Gráfico, Imagem, Quadro) terá apenas a primeira letra maiúscula.
Recomenda-se que gráficos, figuras, fotos e qualquer arquivo gráfico, estejam inseridos no texto em formato “jpg” com resolução superior a 300 dpi.
EQUAÇÕES
As equações devem ser apresentadas de forma centralizada e enumeradas quando necessário (ou seja, apenas se houver citação das equações no texto) de forma sequencial como os exemplos aqui inseridos.
A Equação (1) representa a velocidade das ondas eletromagnéticas, e a Equação (2) refere-se ao famoso Teorema de Fubini, considerando R={(x,y)┤|a≤x≤b,c≤y≤d} com a,b,c,d ∈ R:
Observe que ao mencionar as equações no texto, deve-se fazer iniciando com letra maiúscula como “Equação (1)”, com numeração entre parênteses, assim como a numeração na própria equação.
Já as equações que não serão citadas no texto, não devem ser enumeradas. É o caso da equação abaixo, que é a forma geral de uma equação quadrática.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
As referências devem seguir a NBR 6023:2002. Apresentadas em ordem alfabética, espaçamento deve ser simples, com espaço duplo entre cada referência, alinhamento à margem esquerda. Exemplos:
a) Livro:
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
b) Capítulo de livro:
HIBBELER, R. C. Equilíbrio de um ponto material. In: HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 68-95.
c) Capítulo de livro sem autoria específica:
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Tecido muscular. In: ______. Histologia básica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p.
d) Artigo de jornal:
PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.
e) Artigo de periódico:
REZENDE, D. A.; GUAGLIARDI, J. A. Alinhamento, contribuições e relações da tecnologia da informação com planos e planejamentos municipais: survey em prefeituras brasileiras. Revista de Administração-RAUSP, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 454-467, jan. 2007.
f) Documento eletrônico:
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sete campi do IFMG promovem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.ifmg.edu.br/portal/index. php/todas-as-noticias-ultimas-noticia/2415-semanas-ifmg>. Acesso em: 17 out. 2012.
g) Dissertação e Tese
ALVES, J. E. D. Transição da fecundidade e relações de gênero no Brasil. 1994. 298f. Tese (Doutorado em Demografia) – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.
h) Eventos (seminários, congresso...)
DAMASCENO, A. C.; MESQUITA, J. M. C. de. Indicadores de usabilidade da biblioteca de uma Instituição de ensino público federal. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), XVII., 2012, Gramado. Anais... Gramado: FAURGS, 2012. Disponível em: <http://www.snbu2012.com.br/anais/ pdf/4QAW.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012.
i) Documento jurídico
BRASIL. Congresso. Senado. Resolução n° 17, de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.
ANEXOS
Os anexos ou apêndices devem estar localizados no final do trabalho e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o trabalho não deve exceder 5 (cinco) páginas. Exemplo:
APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução
APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração