Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Jean Monteiro Lima - Egresso do MPSTA

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 13h43 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 14h30

Jean Monteiro Lima, egresso do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA) do IFMG - Campus Bambuí, atuamente está como Doutorando em Geografia pela UFMG e vice-diretor da E.E. Hauy Petruceli Mayrink no município de Santa Maria do Suaçuí-MG.

Residindo nos rincões de Minas e já há 10 anos atuando como professor de geografia de escola pública estadual, Jean guardava uma insatisfação com a falta de oportunidades e com as rotinas que o levavam ao comodismo.

Desse modo, assim que se informou da existência da possibilidade de continuar os estudos através do programa de mestrado do IFMG de Bambuí, encarou o desafio de viajar 1400km a cada 15 dias. Ele iniciou os estudos em 2017 e finalizou em 2019, ano que também foi convidado a ocupar o cargo de vice-diretor da escola no qual se encontra atualmente.

Durante e após a realização do mestrado, elaborou relatórios técnicos, publicou artigos científicos e capítulo de livro sobre temas relacionados à climatologia como: “Características hidroclimáticas do Parque Estadual do Rio Doce-PERD”, publicado na revista MG Biota do IEF e “Panorama da Sazonalidade Climática da Bacia do Rio Doce: Subsídios à Gestão das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos” publicado no livro GEOGRAFIA: Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-4.

O mestrado proporcionou a sua inserção no Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração-PELD do Parque Estadual do Rio do Doce, como também dos Projetos de extensão Previsão climática para as regiões Leste e Nordeste de Minas e Boletim Climáticos do Parque Estadual do Rio Doce – CLIMAPERD.

Parcerias, trabalhos e trocas de expertise que forneceram pressupostos para que em fevereiro de 2023, Jean iniciasse mais uma jornada no Programa de Doutorado em Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Este pequeno relato nos mostra que não importa de onde se vem ou do que se sabe. O importante é o QUERER. O resto, Deus ajuda a encarar os desafios.

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página