Rede Wireless IFMG - Campus Bambuí - CGTI

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 14h08 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 17h15

A CGTI - Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação está implantando o projeto de rede wireless no IFMG - Câmpus Bambuí. O projeto prevê o fornecimento de acesso à internet e outros serviços de rede sem fio para a comunidade acadêmica, favorecendo a conexão de dispositivos móveis, como notebooks, smartphones e tablets. Ao todo, serão instalados 50 pontos de acesso em diferentes locais de maior concentração e fluxo de pessoas do câmpus, de forma a atingir o número mais efetivo possível de usuários. O acesso a todas as redes é monitorado, e todas possuem critérios de segurança da informação, utilizando criptografia e requerendo a autenticação do usuário. As redes anteriormente existentes serão desativadas.

Como acessar ?

O primeiro passo é identificar em qual das redes abaixo você está habilitado a conectar.

Redes sem fio disponíveis:

• IFMG-Bambui-Administrativo
    • Destinada a servidores técnico-administrativos, professores e terceirizados. Para efetuar login, deve-se utilizar o mesmo usuário e senha da rede local administrativa. Ex:. Usuário: joão.silva - Senha: *********.
  • IFMG-Bambui-Alunos
    • Destinada a todos os alunos do Câmpus Bambuí. Para efetuar login, deve-se utilizar o mesmo usuário e senha utilizado nos laboratórios de informática (Usuário = número de matrícula). Ex:. Usuário: 00123456 - Senha: ********.
  • IFMG-Bambui-Convidados
    • Destinada a pessoas que estejam desenvolvendo trabalho temporário no campus. O acesso deve ser solicitado previamente à CGTI pelo setor relacionado ao visitante, que receberá orientações para acesso.
  • IFMG-Bambui-Ingressantes-2024
    • Rede que não necessita de senha para se conectar, porém ela possui algumas limitações de acesso. Nessa rede só será possível acessar sites e sistemas institucionais a fim de facilitar a solicitação de serviços por servidores e alunos com problemas de conexão ou algo relacionado. Também será possível acessar os provedores de e-mail - está é uma conexão temporária que pode ser desativada após a regularização do acesso de alunos ingressantes.
  • Rede eduroam
    • O IFMG Campus Bambuí conta com acesso à rede Eduroam (education roaming), um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que oferece acesso à internet por meio de Rede Wireless em diversos pontos de acesso em instituições de ensino ao redor do mundo. Alunos, professores e técnicos do IFMG podem utilizar o serviço nos campi, em instituições federais de ensino e outras universidades que também disponibilizam o Eduroam. O acesso será feito sempre da mesma forma, independentemente do campus ou instituição na qual o usuário se encontre. Clique aqui para acessar um tutorial específico para essa conexão.

** Redes temporárias podem ser criadas para atender eventos e situações específicas. Se necessário, basta realizar a solicitação via GLPI ou entrar em contato com setor de Infraestrutura da CGTI do IFMG Campus Bambuí.

Instruções de configuração por dispositivo

Android:

1 - Escolha a rede ao qual você pertence:

* IFMG-Bambui-Administrativo: se for servidor técnico-administrativo, professor ou terceirizado.

* IFMG-Bambui-Alunos: se for aluno.

Tutorial android final parte1

2 - Faça as configurações como descritas abaixo:

Tutorial android final parte2

ATENÇÃO - As outras configurações deverão permanecer como estão, tome cuidado para não digitar a senha no campo "Identidade anônima", este deve permancer em branco.

CASO SEJA SOLICITADO A INSERÇÃO DE UM DOMÍNIO BASTA INFORMAR NO CAMPO O DOMÍNIO: ifmg.edu.br

IOS:

1 - Escolha a rede ao qual você pertence:

* IFMG-Bambui-Alunos: se for aluno.

2 - Conectar a rede desejada, preencher os campos login e senha.

3 - Na tela seguinte clique em aceitar certificado.

WINDOWS 7:

Clique aqui para acessar a configuração da rede sem fio no Windows 7

WINDOWS 8 ou superior:

Não são necessárias configurações adicionais. Basta selecionar a rede sem fio desejada, conectar e utilizar login e senha.

Problemas com o acesso?

Se não conseguiu acessar a rede sem fio seguindo os passos acima, se o sistema do seu dispositivo não está listado acima ou esqueceu usuário e senha procure a CGTI - Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFMG - Câmpus Bambuí pessoalmente ou no ramal 4965.

.