A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por coordenar a auto avaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e é usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.
A auto avaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006).
Formulário para o questionário de Avaliação Institucional - CPA 2024 - www.ifmg.edu.br/pesquisa-cpa
CONTATOS
E-mail: cpa.bambui@ifmg.edu.br
Telefone: (37) 3431-5419
Portarias
Veja aqui as portarias relacionadas a CPA.
Relatórios
Veja aqui os relatórios de autoavaliação institucional.
Documentos
Veja aqui outros documentos da CPA
Perguntas Frequentes
A Autoavaliação Institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) que abrange todas as instituições de educação superior do país. A proposta de Avaliação Institucional está fundamentada na Lei Federal 10861/2004, Portaria do MEC/INEP2051/2004, dentre outros, e que determina a criação da Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A Auto Avaliação Institucional é um processo permanente de construção e formação. Deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a INSTITUIÇÃO buscando o aperfeiçoamento de práticas. Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda aos interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes, respeitando os objetivos da avaliação formativa.
Os processos de avaliação participativa constituem-se em aprendizagem social, e por isso, essa modalidade avaliativa agrega valor às instituições, aos seus trabalhos, programas ou projetos.
Avaliar é detectar as distorções entre o planejado e o que está sendo executado para corrigi-las, adequando a instituição às demandas da sociedade.
A melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis é uma das fortes aspirações da população brasileira. Por isso, torna-se necessário que cada instituição educacional reveja suas ações, reavalie seus conceitos e ingressem numa gestão de qualidade.
A avaliação institucional constitui numa ferramenta valiosa para demonstrar o que é e o que faz a instituição, permitindo buscar novos rumos e a realizar mudanças internas para alcançar resultados significativos.
As questões contemplam as dez dimensões do SINAES
- Missão;
- Políticas institucionais;
- Responsabilidade social;
- Comunicação;
- Políticas de Pessoal;
- Organização e Gestão;
- Infra-estrutura;
- Avaliação;
- Políticas estudantis;
- Sustentabilidade financeira.
O sistema de avaliação é uma construção a ser assumido por todos os membros da comunidade educativa – professor, dirigentes, estudantes, funcionários, e representantes da sociedade civil visando tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, ou seja, a melhoria institucional.
- Análise documental
- Questionários
- Entrevistas
Os resultados serão socializados e debatidos em seminários, acolhendo sugestões para melhorias em todos os segmentos da instituição. Além disto, os resultados serão envidado para o MEC e considerados para definir política de financiamento e regulação da instituição (Lei nº 10.861/04).
Implantar, no IFMG - Campus Bambuí, um processo institucionalizado e contínuo de avaliação, utilizando indicadores que considerem aspectos relativos ao conjunto da Instituição, tendo como foco inicial os cursos de graduação e, como perspectiva, a progressiva análise da Instituição como um todo.
Redes Sociais