Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia de Computação

A tecnologia evolui constantemente, impulsionando o progresso e melhorando a qualidade de vida. Hoje, testemunhamos avanços que, até poucos anos atrás, seriam considerados ficção: carros autônomos circulam pelas ruas, sistemas de reconhecimento de imagens atingem níveis de precisão antes inimagináveis, robôs executam tarefas repetitivas na indústria, softwares conversam conosco como se fossem humanos, entre muitos outros exemplos já presentes em nosso cotidiano.

Por trás da automatização de inúmeros aspectos da atividade humana como controles, medições, diagnósticos e previsões nos campos industrial, comercial, científico, educacional e doméstico, estão os sistemas computacionais. Computadores pessoais e dispositivos móveis deixaram de ser auxiliares para se tornarem ferramentas essenciais no dia a dia. No Brasil, por exemplo, cerca de 88,9% da população com 10 anos ou mais possuía um telefone celular em 2024, segundo dados do IBGE. Ao mesmo tempo, uma das classes mais numerosas de sistemas computacionais é a dos sistemas embarcados: microprocessadores integrados a eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, presentes em dezenas de dispositivos por residência. É cada vez mais comum que esses sistemas de hardware e software estejam interconectados, por meio de redes de transmissão de dados atuando com Inteligência Artificial. Essa tendência aponta para um futuro onde estaremos totalmente conectados.

O papel do Engenheiro de Computação

A atuação do engenheiro de computação pode ser agrupada em três grandes eixos. No eixo da computação, esse profissional projeta e desenvolve sistemas de software, plataformas digitais e soluções inteligentes para diversos setores produtivos, enfrentando problemas complexos, gerenciando dados, liderando equipes e promovendo a integração de tecnologias da informação em ambientes distribuídos e conectados. Na área da eletrônica e automação, atua no projeto de dispositivos inteligentes e sistemas embarcados, além da criação de soluções automatizadas para ambientes industriais e comerciais, como linhas de produção, equipamentos eletrônicos, veículos autônomos e sistemas de controle em tempo real. Já no campo da matemática aplicada, probabilidade e estatística, o engenheiro emprega fundamentos quantitativos para modelar fenômenos, construir algoritmos preditivos, otimizar processos e tomar decisões baseadas em dados. Essas são competências essenciais em contextos como inteligência artificial, ciência de dados e sistemas de apoio à decisão.

Com essa ampla atuação, o engenheiro de computação se encontra no centro da convergência de tecnologias antes distintas e, agora, principalmente, essenciais à sociedade.

Sobre o curso

Durante a graduação em Engenharia de Computação, o estudante desenvolve uma formação sólida em fundamentos da engenharia, matemática aplicada, eletrônica, computação e automação. Nos períodos iniciais, o curso contempla disciplinas básicas como Cálculo, Física, Estatística e Desenho Técnico, além de introduções à lógica, algoritmos e programação. A formação se aprofunda com conteúdos centrais da computação, incluindo Estruturas de Dados, Programação Orientada a Objetos, Projeto e Análise de Algoritmos, Engenharia de Software, Banco de Dados, Compiladores, Sistemas Operacionais, Linguagens Formais e Inteligência Artificial. O curso também enfatiza conhecimentos em eletrônica analógica e digital, automação industrial, microcontroladores, sistemas embarcados, redes de computadores, computação paralela e distribuída e arquitetura de computadores. A integração entre teoria e prática ocorre por meio de laboratórios, projetos interdisciplinares e componentes curriculares como Estágio Supervisionado Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Práticas Complementares. Aspectos de responsabilidade social, ética profissional e sustentabilidade são tratados em disciplinas como Ética e Exercício Profissional, Gestão Ambiental e Informática e Sociedade, além das Unidades de Extensão Curricularizada (Residência I e II), que conectam o estudante a demandas reais da comunidade, por meio de sua atuação na Fábrica de Soluções Tecnológicas (FAST). Ao final do curso, o aluno demonstra sua capacidade técnica e prática ao desenvolver soluções tecnológicas completas, integrando hardware e software, de forma que atendam às exigências contemporâneas da sociedade e dos setores produtivos.

Perfil do Egresso

Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso

Aspectos Legais

Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis

Gestão do Curso

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso

Matriz Curricular

Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas

Proj. Pedagógico/Docs

Acesso ao Projeto Pedagógico do Curso e Documentos/Formulários acadêmicos  

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos

Bancas de TCC

Acesse as principais informações sobre as Bancas de TCC.       

Curricularização da Extensão

Informações sobre a curricularização da extensão do curso.

Fim do conteúdo da página