Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Desde a Revolução Industrial que a evolução das tecnologias é motor propulsor de progresso e melhoria da qualidade de vida. Por trás da automatização de inúmeros aspectos da atividade humana e de seus controles, medições, diagnósticos e prospecções sejam no campo industrial, comercial, científico, educacional ou doméstico estão presentes os sistemas computacionais. Os computadores pessoais já se apresentam como utensílio doméstico não mais supérfluo, mas necessário, e das inúmeras classes de sistemas computacionais surpreende em números aquela dos sistemas embutidos, comumente equipando dezenas de dispositivos eletrodomésticos/eletrônicos por residência. É tendência que esses sistemas integrados de hardware e software equipem e interliguem qualquer dispositivo eletrônico a partir de agora, por meio de redes de transmissão de dados.

O Engenheiro de Computação é o projetista desses sistemas. Ele disponibiliza para a sociedade produtos de eletrônica de consumo, de comunicações e de automação (industrial, bancária e comercial). Desenvolve também sistemas de computação embarcados em aviões, satélites e automóveis, para realizar funções de controle. Existe uma convergência de diversas tecnologias bem estabelecidas (como tecnologias de televisão, computação e redes de computadores) resultando em acesso amplo e rápido a informações em grande escala, em cujo desenvolvimento os Engenheiros de Computação têm uma participação efetiva.

Durante a graduação de Engenharia da Computação, o estudante terá aulas de matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, entre outros, oferecidas no currículo. Nos últimos ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como a criação de software, automação industrial, redes de computadores, mineração de dados, etc. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardware ou software para um sistema de computação.

Perfil do Egresso

Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso

Aspectos Legais

Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis

Gestão do Curso

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso

Matriz Curricular

Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas

Proj. Pedagógico/Docs

Acesso ao Projeto Pedagógico do Curso e Documentos/Formulários acadêmicos  

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos

Bancas de TCC

Acesse as principais informações sobre as Bancas de TCC.       

Fim do conteúdo da página