Carteirinha de Estudante
A emissão da Identidade Estudantil (Carteirinha de Estudante), que tem por finalidade a identificação do discente dentro da instituição e, principalmente, o acesso ao restaurante estudantil, é responsabilidade da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE).
A primeira via da carteirinha é gratuita e um direto para todos os estudantes regularmente matriculados no IFMG - Campus Bambuí; sua confecção se dá após o lançamento dos dados dos alunos ingressantes no Sistema Conecta.
Atenção Estudante!!!
Em 05 de outubro de 2015, entrou em vigor o Decreto nº 8.537, que regulamenta o benefício da meia-entrada e também a emissão da Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Este novo documento foi criado para facilitar a identificação dos estudantes, tomando como base a nova Lei da Meia-Entrada (Lei 12.933/2013).
Muitos estabelecimentos comerciais, eventos culturais e esportivos, a partir da publicação do decreto mencionado, passaram a aceitar somente a carteirinha nacional padronizada para concessão de meia-entrada, que conforme a legislação pode ser emitida pela União Nacional dos Estudantes – UNE, pela Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - Ubes; entidades estaduais e municipais filiadas; Diretórios Centrais dos Estudantes - DCE; e Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior.
Para obter o documento padronizado e/ou acessar mais informações acesse: https://www.documentodoestudante.com.br ou www.une.org.br.
INSTRUÇÕES PARA SOLICITACÃO DA PRIMEIRA VIA DA IDENTIDADE ESTUDANTIL
PRIMEIRA VIA – exclusiva para os alunos calouros que ainda não estão de posse da carteirinha DEFINITIVA e que não preencheram o formulário de solicitação.
Acessar ao link do formulário (clique aqui), completar todos os dados e aguardar a confirmação da confecção da carteirinha para retirá-la nas dependências da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, em horários e datas que serão informados no e-mail enviado ao solicitante.
IMPORTANTE
1 - Lembramos que ao requerer o documento o estudante deve, obrigatoriamente, retirá-lo assim que for comunicado da sua confecção, do contrário, quando for solicitar o nada consta no setor para fins de formatura, transferência ou trancamento de matrícula terá que pagar uma taxa, através de Guia de Recolhimento da União (GRU). Caso o estudante possua saldo suficiente na carteirinha, faremos o débito correspondente ao valor da taxa diretamente na conta acadêmica.
2 - Alunos que não forneceram foto à secretaria não terão sua carteirinha confeccionada até a regularização da pendência.
3 - Para os alunos que ainda estão de posse das carteirinhas provisórias, estas devem ser obrigatoriamente devolvidas ao setor para a retirada das definitivas; caso não ocorra a devolução, haverá a cobrança da taxa para confecção de outra carteirinha provisória e reposição ao erário; no caso de saldo suficiente na conta acadêmica do solicitante, faremos o desconto do valor referente à taxa.
INSTRUÇÕES PARA SOLICITACÃO DA SEGUNDA VIA DA IDENTIDADE ESTUDANTIL
SEGUNDA VIA – para os alunos veteranos, nos casos de perda do documento ou ampliação da data de validade, a solicitação deve ser feita preenchendo o formulário (clique aqui).
Para retirar a 2ª via da carteirinha o aluno deverá encaminhar o comprovante de pagamento da taxa (GRU), guia emitida e enviada ao e-mail do solicitante, e paga exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Caso o estudante possua saldo suficiente na conta acadêmica, faremos, mediante autorização por e-mail, o débito correspondente ao valor da taxa diretamente na conta acadêmica.
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