Coletivos
QUEM SOMOS?
Em linhas gerais, os coletivos, em suas diversas expressões, coletivos negros, feministas, de trabalhadores/as, estudantes, artistas, LGBTQIA+s são motivados pelo ímpeto de grupos que compartilham identidades em comum e o desejo de organizar-se para pensar e transformar as instituições e estruturas que tornam precária ou inviabilizam suas existências. Um coletivo expressa a tomada de decisão de grupos de saírem da condição de objetos, da passividade, para a de sujeitos políticos. Isso não significa, porém, que em um coletivo todos os membros pensem de forma igual. Em um coletivo as individualidades também importam e a divergência de posicionamento é uma fonte enriquecedora para que se enxergue o todo.
Coletivos se mobilizam em ações e soluções inovadoras para os desafios da sociedade contemporânea, com um tipo de organização mais democrático e autônomo de comunicação, produção de conteúdo e de crítica. A figura tradicional do líder e as organizações hierárquicas não são uma prática comum em coletivos. As pautas e as lutas de coletivos geralmente envolvem temas onde opressões e preconceitos cerceiam o estabelecimento de uma sociedade justa e democrática, como por exemplo: a luta pela inclusão, pela equidade e identidade de gênero, contra o racismo, contra a homofobia...
A atual gestão do IFMG - Campus Bambuí, ciente que as instituições de ensino perpetuaram, durante muito tempo práticas de exclusões e marginalizações sociais, de gênero e raciais, se compromete, a dialogar e respeitar o princípio fundamental de autonomia dos coletivos que se formam no campus. Suas origens são a partir de causas, afetos, ideologias, vontade de mudança do cotidiano e da crença em uma mobilização não subordinada ao Estado e às Instituições. Por isso, embora recebam apoio Institucional da Diretoria de Extensão, Esporte e Cultura e Coordenadoria de Educação e Extensão, eles efetuam suas atividades de maneira independente. Os primeiros coletivos no IFMG/Bambuí surgiram em 2017, a partir da demanda de alunos. Desde então, iniciou-se uma longa e, esperamos, duradoura, jornada de lutas contra opressões, preconceito e desrespeito.
Guia dos Grupos de Estudos, Empresas Juniores e Coletivos
Acesse o Guia dos Grupos de Estudos, Empresas Juniores e Coletivos (.pdf)
Maria Maria
Aqui você terá informações sobre o coletivo Feminista Maria Maria
Coletivo Cores
Aqui você terá informações sobre o coletivo LGBTQIA+ Coletivo Cores
Revolução do Gênero
Evento destinado a mostrar a diversidade e luta para conseguirmos nosso espaço
Redes Sociais