Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Coletivos

QUEM SOMOS?

Em linhas gerais, os coletivos, em suas diversas expressões, coletivos negros, feministas, de trabalhadores/as, estudantes, artistas, LGBTQIA+s são motivados pelo ímpeto de grupos que compartilham identidades em comum e o desejo de organizar-se para pensar e transformar as instituições e estruturas que tornam precária ou inviabilizam suas existências. Um coletivo expressa a tomada de decisão de grupos de saírem da condição de objetos, da passividade, para a de sujeitos políticos. Isso não significa, porém, que em um coletivo todos os membros pensem de forma igual. Em um coletivo as individualidades também importam e a divergência de posicionamento é uma fonte enriquecedora para que se enxergue o todo.

Coletivos se mobilizam em ações e soluções inovadoras para os desafios da sociedade contemporânea, com um tipo de organização mais democrático e autônomo de comunicação, produção de conteúdo e de crítica. A figura tradicional do líder e as organizações hierárquicas não são uma prática comum em coletivos. As pautas e as lutas de coletivos geralmente envolvem temas onde opressões e preconceitos cerceiam o estabelecimento de uma sociedade justa e democrática, como por exemplo: a luta pela inclusão, pela equidade e identidade de gênero, contra o racismo, contra a homofobia... 

A atual gestão do IFMG - Campus Bambuí, ciente que as instituições de ensino perpetuaram, durante muito tempo práticas de exclusões e marginalizações sociais, de gênero e raciais, se compromete, a dialogar e respeitar o princípio fundamental de autonomia dos coletivos que se formam no campus. Suas origens são a partir de causas, afetos, ideologias, vontade de mudança do cotidiano e da crença em uma mobilização não subordinada ao Estado e às Instituições. Por isso, embora recebam apoio Institucional da Diretoria de Extensão, Esporte e Cultura e Coordenadoria de Educação e Extensão, eles efetuam suas atividades de maneira independente. Os primeiros coletivos no IFMG/Bambuí surgiram em 2017, a partir da demanda de alunos. Desde então, iniciou-se uma longa e, esperamos, duradoura, jornada de lutas contra opressões, preconceito e desrespeito.

 

Guia dos Grupos de Estudos, Empresas Juniores e Coletivos

Acesse o Guia dos Grupos de Estudos, Empresas Juniores e Coletivos (.pdf)

 

Maria Maria

Aqui você terá informações sobre o coletivo Feminista Maria Maria                                                        

Coletivo Cores

Aqui você terá informações sobre o coletivo LGBTQIA+ Coletivo Cores                                                 

Revolução do Gênero

Evento destinado a mostrar a diversidade e luta para conseguirmos nosso espaço

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página