Disciplinas - Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais
Para concluir o curso, o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias e optativas de seu percurso formativo, a seguir descritas, e finalizar, dentro do prazo previsto para integralização, o Trabalho de Conclusão do Curso, que poderá ser:
1. Um texto dissertativo, com número mínimo de 20 páginas, sobre um tema pré-definido com o(a) professor(a)-orientador(a);
2. Um artigo científico sobre um tema pré-definido com o(a) professor(a)-orientador(a);
3. Um produto educacional, isto é, algum objeto ou recurso didático desenvolvido pelo(a) estudante que possa ser aplicado no cotidiano escolar.
Abaixo, são apresentadas as disciplinas com as respectivas cargas horárias:
| 
 Sem.  | 
 DISCIPLINA  | 
 C.H.  | 
 H/A SEMANA  | 
 CRÉDITOS  | 
| 
 
  | 
 Primeiro semestre  | 
|||
| 
 1°  | 
 Educação para relações étnico-raciais: conceitos básicos e identidade  | 
 60  | 
 4  | 
 4  | 
| 
 1°  | 
 Povos Indígenas e Educação: diálogos com a História e Antropologia  | 
 45  | 
 3  | 
 3  | 
| 
 1°  | 
 Descolonizando a História: protagonismo negro, cultura e religiosidade africana e afro-brasileira  | 
 45  | 
 3  | 
 3  | 
| 
 
  | 
 Segundo semestre  | 
|||
| 
 2°  | 
 Optativa 1  | 
 45  | 
 3  | 
 3  | 
| 
 2°  | 
 Optativa 2  | 
 45  | 
 3  | 
 3  | 
| 
 2°  | 
 Metodologia Científica  | 
 30  | 
 2  | 
 2  | 
| 
 
  | 
 Terceiro semestre  | 
|||
| 
 3°  | 
 Estudos Orientados  | 
 45  | 
 3  | 
 3  | 
| 
 3°  | 
 Seminários  | 
 30  | 
 2  | 
 2  | 
| 
 3°  | 
 Oficinas de Elaboração de Artigos Científicos OU Oficinas de Elaboração de Monografias OU Oficinas de Elaboração de Produtos Educacionais  | 
 15  | 
 1  | 
 1  | 
| 
 3°  | 
 Trabalho de Conclusão de Curso  | 
 60  | 
 4  | 
 4  | 
Estrutura Curricular do Curso/Disciplinas – Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais
No primeiro semestre, totalizando 10 créditos que devem ser cursados, o discente deverá cursar as disciplinas obrigatórias:
·  Educação para relações étnico-raciais: conceitos básicos e identidade; 
·  Descolonizando a História: protagonismo negro, cultura e religiosidade africana e afro-brasileira e; 
·  Povos Indígenas e Educação: diálogos com a História e Antropologia. 
No segundo semestre, o discente deverá cursar a disciplina obrigatória:
E, do conjunto de disciplinas abaixo, deve-se escolher duas, considerando que nem todas poderão estar disponíveis ao mesmo tempo:
·  Pensamento Social Brasileiro
·  Descolonização do conhecimento e o pensamento educacional no Brasil
·  Feminismos e Mulheridades Contra-Coloniais
· Imagens das populações indígenas e negras na sala de aula
·  Relações étnico-raciais no cotidiano escolar: do ensino infantil ao EJA 
·  Escrevivências e relações étnico-raciais: literatura e letramentos em sala de aula
·  Território e Territorialidades Indígenas e Quilombolas 
No terceiro semestre, que totaliza 6 créditos a serem cursados MAIS o TCC (4 créditos), o discente deverá cursar as disciplinas obrigatórias:
E escolher UMA entre as seguintes disciplinas ministradas em formato de oficinas:
·  Oficinas de Elaboração de artigos científicos
·  Oficinas de Elaboração de produto educacional
·  Oficinas de Elaboração de monografia 
Todas as disciplinas serão ofertadas na modalidade à distância.
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