Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

3º Seminário de Apicultura do Alto São Francisco promove debate sobre sustentabilidade e avanços na cadeia apícola

  • Publicado: Quinta, 03 de Julho de 2025, 09h07
  • Última atualização em Segunda, 07 de Julho de 2025, 10h32
Evento reuniu apicultores, pesquisadores e estudantes para discutir inovação, manejo sustentável e fortalecimento da cadeia produtiva regional.

No último dia 28 de junho, o Campus Bambuí realizou o 3º Seminário de Apicultura do Alto São Francisco, evento que reuniu apicultores, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas para discutir temas relevantes à cadeia produtiva da apicultura, com foco em sustentabilidade, inovação e manejo eficiente.

O seminário contou com a participação de produtores e representantes dos municípios de Bambuí, São Roque de Minas, Medeiros, Itapecerica, Formiga, Arcos, Luz e Bom Despacho. A iniciativa é apoiada pelo Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), programa que tem contribuído diretamente para o fortalecimento da apicultura regional.

A programação do evento incluiu palestras técnicas e momentos de troca de experiências. O professor Dejair Message, do IFSUL de Minas, abordou a importância da saúde das abelhas e os cuidados com as colmeias, fatores essenciais para o equilíbrio ambiental e a produtividade dos apiários. Na sequência, Jaqueline Batista, da empresa Pollintech, falou sobre o impacto da polinização por abelhas na cafeicultura.

WhatsApp Image 2025-07-01 at 04.37.49_9a7e675f.jpg

Outro destaque foi a apresentação de Elaine Basso, da GeoApis, que tratou do uso da geotecnologia no manejo apícola, com foco na sustentabilidade e aumento da produtividade. A gestão da água como recurso essencial à apicultura foi tema de um painel com as participações de Fauster Bernardes Costa, do Projeto Pró-Mananciais, e Marcos Vartan Oberlender, da Copasa.

Encerrando o ciclo de palestras, a mesa-redonda “Própolis: da Colmeia à Ciência” discutiu as potencialidades do alecrim-do-campo como fonte botânica da própolis verde, explorando os compostos fenólicos e voláteis presentes na planta e na própolis produzida na região.

A programação também incluiu uma dinâmica coletiva conduzida por Kássia Castro, estudante do MPSTA, e Urbano Guimarães, presidente da Associação dos Apicultores do Alto São Francisco (Apivasf) e egresso do curso de Agronomia do IFMG. A atividade teve como objetivo identificar as principais demandas do setor e propor soluções para o fortalecimento da apicultura regional.

Entre os presentes, destacaram-se os diretores dos campi Formiga e Ponte Nova, professores Patrick Oliveira e Luciano Esperidião, além dos estudantes intercambistas do Programa Delfin, que participaram ativamente do evento.

Um dos momentos mais simbólicos foi a homenagem aos professores Antônio Carlos Dalacqua e Jonas Guimarães Silva, reconhecidos por sua dedicação à apicultura e por representarem os apicultores com mais de 60 anos de idade. A ação reforçou a vertente inclusiva do evento e o reconhecimento à experiência dos profissionais da área.

O evento teve apoio da Comissão Organizadora, do IFMG Bambuí, do MPSTA, da APIVASF, da Cooperativa de Apicultores da Canastra (COOPAC), além de patrocinadores como o Sicoob Credibam e a empresa Bambuí Bioenergia.

 

Fonte: IFMG Reitoria

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página