A importância de resgatar as danças tradicionais e culturais na escola: um enfoque na cultura afro-brasileira
A aluna do curso de Licenciatura em Educação Física, Glenda Bárbara Duque da Silva, em parceria com os professores Júlio Cesar, Regiane Soares, Marcela Fernandes e Karen Alves, publicaram o artigo “A importância de resgatar as danças tradicionais e culturais na escola: um enfoque na cultura afro-brasileira”, na Revista Multidisciplinar do Noroeste Mineiro.
O trabalho tem como objetivo ressaltar o papel fundamental das danças tradicionais, especialmente aquelas de matriz afro-brasileira, no ambiente escolar. Ao promover essas manifestações culturais, a pesquisa evidencia como a dança se torna uma poderosa ferramenta pedagógica para fortalecer identidades, valorizar a diversidade e combater o preconceito.
A partir de um estudo bibliográfico, exploratório e documental, os autores analisam as legislações que amparam o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, destacando a importância de práticas que rompam com invisibilizações históricas. Os resultados demonstram que a inserção das danças afro-brasileiras no currículo escolar contribui de forma significativa para a construção de uma educação antirracista, inclusiva e cidadã.
O artigo reforça a necessidade urgente de que as instituições de ensino ampliem o espaço para as expressões culturais afro-brasileiras, compreendendo-as não apenas como manifestações artísticas, mas como potentes instrumentos de transformação social e de fortalecimento da identidade cultural de nossos estudantes.
O artigo na integra encontra-se disponível no link: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/3785
Fonte: Prof.ª Marcela Fernandes
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