Artigo científico da área de Ergonomia Cognitiva aceito em Revista Internacional
O trabalho intitulado: ANÁLISE DA ERGONOMIA COGNITIVA EM DOCENTES EM ESCOLAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS, foi aceito na Revista Acadêmica, publicada pelo Instituto de Educação Superior Latino-Americano (IESLA).
O trabalho foi publicado no v. 8, n. 1, Nov. 2020.
ISSN: 2318-258X
Bilíngue: Português e Espanhol
1. Genética. 2. Saúde. 3. História. 4. Psicologia. 5. Ciência da Informação. 6. Multi-disciplinar . 7. Educação
A Revista Acadêmica sob a responsabilidade do IESLA, tem como foco publicar artigos e pesquisas dos alunos, pesquisadores e professores, sejam eles pertencentes ao IESLA ou não. No caso desta publicação, o professor Euclides é doutorando do convênio com a UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais na Argentina.
O objetivo geral do estudo foi analisar a atuação de profissionais da educação em três escolas, sendo duas dessas, da rede pública estadual e uma da rede privada, situadas na cidade de Bambuí, Minas Gerais. A análise em questão, teve como base os princípios de Ergonomia, na área Cognitiva, com a finalidade de identificar, qualificar e propor soluções e melhorias para possíveis problemas a serem encontrados.
Justifica-se o estudo devido à importância que o espaço escolar apresenta na vida de professores e alunos. Tal espaço está voltado para a prática de pesquisa, debates, desenvolvimento pessoal, interações sociais e divertimento. Sendo assim, é necessário que satisfaça as condições que garantem a qualidade de vida no ambiente escolar, tanto para os profissionais quanto para os alunos.
O professor do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas (DCGH) do IFMG - Campus Bambuí, Euclides Brandao Maluf, enfatiza a importância do estudo para a atual conjuntura global. "...é inegável que a pandemia do COVID-19 trouxe mudanças drásticas para a profissão docente. Embora o estudo tenha sido realizado antes da pandemia, com os resultados do trabalho, será possível desenvolver uma comparação entre as alterações das condições cognitivas e de sobrecarga de trabalho dos docentes levando em conta ambos cenários."
Sobre os autores:
Euclides Brandão Maluf é egresso do curso de Engenharia de Produção (2017). Atualmente é professor substituto do IFMG-Campus Bambuí e responsável pela disciplina de Engenharia Ergonômica, no curso de Engenharia de Produção.
Dânica Monique Alves Mendes é graduanda em Engenharia de Produção pelo IFMG - Campus Bambuí. Presidente do diretório acadêmico de Engenharia de Produção - DAPROD.
Gabrielle Barreto da Silva, também é aluna do décimo período do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Bambuí.
Fonte: Prof. Euclides Maluf
Redes Sociais