Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Artigo científico da área de Ergonomia Cognitiva aceito em Revista Internacional

  • Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 07h51
  • Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 10h36

O trabalho intitulado: ANÁLISE DA ERGONOMIA COGNITIVA EM DOCENTES EM ESCOLAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS, foi aceito na Revista Acadêmica, publicada pelo Instituto de Educação Superior Latino-Americano (IESLA).

O trabalho foi publicado no v. 8, n. 1, Nov. 2020.

ISSN: 2318-258X

Bilíngue: Português e Espanhol

1. Genética. 2. Saúde. 3. História. 4. Psicologia. 5. Ciência da Informação. 6. Multi-disciplinar . 7. Educação

A Revista Acadêmica sob a responsabilidade do IESLA, tem como foco publicar artigos e pesquisas dos alunos, pesquisadores e professores, sejam eles pertencentes ao IESLA ou não. No caso desta publicação, o professor Euclides é doutorando do convênio com a UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais na Argentina.

O objetivo geral do estudo foi analisar a atuação de profissionais da educação em três escolas, sendo duas dessas, da rede pública estadual e uma da rede privada, situadas na cidade de Bambuí, Minas Gerais. A análise em questão, teve como base os princípios de Ergonomia, na área Cognitiva, com a finalidade de identificar, qualificar e propor soluções e melhorias para possíveis problemas a serem encontrados.

Justifica-se o estudo devido à importância que o espaço escolar apresenta na vida de professores e alunos. Tal espaço está voltado para a prática de pesquisa, debates, desenvolvimento pessoal, interações sociais e divertimento. Sendo assim, é necessário que satisfaça as condições que garantem a qualidade de vida no ambiente escolar, tanto para os profissionais quanto para os alunos.

O professor do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas (DCGH) do IFMG - Campus Bambuí, Euclides Brandao Maluf, enfatiza a importância do estudo para a atual conjuntura global. "...é inegável que a pandemia do COVID-19 trouxe mudanças drásticas para a profissão docente. Embora o estudo tenha sido realizado antes da pandemia, com os resultados do trabalho, será possível desenvolver uma comparação entre as alterações das condições cognitivas e de sobrecarga de trabalho dos docentes levando em conta ambos cenários."

 

Sobre os autores:

EUCLIDES MALUF 230

 

 

Euclides Brandão Maluf é egresso do curso de Engenharia de Produção (2017). Atualmente é professor substituto do IFMG-Campus Bambuí e responsável pela disciplina de Engenharia Ergonômica, no curso de Engenharia de Produção. 

  

 

Danica

 

 

Dânica Monique Alves Mendes é graduanda em Engenharia de Produção pelo IFMG - Campus Bambuí. Presidente do diretório acadêmico de Engenharia de Produção - DAPROD.

 

  

 

Gabrielle Barreto

 

 

 

Gabrielle Barreto da Silva, também é aluna do décimo período do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Bambuí.

 

 

 

Fonte: Prof. Euclides Maluf

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página