Estudantes do Campus Bambuí vão disputar a Final da Olimpíada de História
A Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) divulgou no último dia 23 de junho a lista de equipes convocadas para disputar a Grande Final da competição, que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, na cidade de Campinas-SP.
Este ano, mais uma vez, o IFMG – Campus Bambuí terá estudantes na Final da ONHB. A Equipe “All History”, formada pelos estudantes Alex Januário Gontijo, da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Cecília Rosa Bernardes e Laura Casarini Ferreira Teixeira, ambas da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação do Professor Dr. Rodrigo Francisco Dias, é uma das 340 equipes de todo o país que se classificaram para participar da última etapa da Olimpíada de História.
“Foi um enorme desafio participar da ONHB 2023. Ao longo de seis semanas, os nossos estudantes passaram por seis fases online da competição, durante as quais eles tiveram que resolver questões e realizar uma série de tarefas que envolviam a análise de diversos documentos históricos e a reflexão crítica acerca de diferentes temas relacionados à História do Brasil”, comenta o professor Rodrigo. “Os nossos estudantes tiveram um bom desempenho na Olimpíada. Tivemos 9 equipes do nosso campus chegando à Semifinal da competição e muitas delas obtiveram notas altas. Várias equipes ficaram muito perto de ir para a Final, e houve uma que conseguiu se classificar”, complementa o professor.
Ainda segundo o professor, conseguir se classificar para a Final da ONHB não é fácil. “A Olimpíada de História é conhecida pelo alto nível de dificuldade da prova e pelo fato de ela ser disputada por algumas das melhores instituições públicas e particulares de ensino do país”, afirma o professor Rodrigo, que complementa: “Este ano, ainda tivemos uma dificuldade adicional que foi o grande número de equipes inscritas na competição. Na Primeira Fase Online da ONHB eram 30.524 equipes participantes, das quais apenas 340 foram convocadas para a Final. Foi preciso muito esforço por parte dos nossos estudantes para conquistar o direito de lutar pela Medalha de Ouro em Campinas”.
Das últimas 5 edições da ONHB, esta é a terceira em que o nosso campus garante a sua presença na Grande Final. “Nenhuma escola consegue ir a três Finais de Olimpíada de História em um tão curto espaço de tempo se não houver muita dedicação de todas as pessoas envolvidas: docentes e discentes”, afirma o professor Rodrigo. “Em 2019 e em 2020, nós tivemos equipes finalistas da ONHB em nosso campus, mas em 2021 e em 2022 nós não conseguimos nos classificar, sobretudo por conta da pandemia de Covid-19 e da readaptação ao ensino presencial. Voltar à Final da Olimpíada de História em 2023 é muito importante porque mostra que, superados os desafios impostos pela pandemia, o nosso trabalho tem qualidade e consistência para multiplicar os bons resultados na Olimpíada de História”, celebra o professor.
De acordo com o professor Rodrigo, as próximas semanas serão dedicadas a organizar e viabilizar a viagem da Equipe “All History” para Campinas, bem como ao trabalho de preparação para a prova da Final. Nas palavras do professor Rodrigo: “A nossa proposta é que os nossos estudantes tenham a possibilidade de chegar à Final em boas condições para disputar a Medalha de Ouro com as outras equipes finalistas. Trata-se de uma missão bastante difícil, mas acredito que os nossos estudantes estão à altura do desafio”.
O IFMG – Campus Bambuí parabeniza a Equipe “All History” pelo ótimo desempenho na ONHB até aqui e deseja sucesso na Final da Olimpíada de História!
Fonte: Professor Dr. Rodrigo Francisco Dias (docente área de História / Site oficial da Olimpíada de História: http://www.onhb.com.br)
Redes Sociais