Estudantes internacionais do Programa Delfin vivenciam experiências com apicultura e vinicultura na região da Canastra
Na quarta semana do Programa Delfin, os estudantes internacionais participaram de atividades extracurriculares e visitas técnicas voltadas ao conhecimento de práticas sustentáveis e inovação. As ações foram organizadas pela Copari (Comissão Permanente de Apoio às Relações Internacionais) em parceria com a Agência de Inovação do IFMG e os assessores do programa Delfin no IFMG - Campus Bambuí.
Na terça-feira, 24 de junho de 2025, o grupo visitou o apiário da Casa da Coruja, localizado em meio à paisagem rural de Bambuí. A atividade proporcionou aos participantes uma imersão nas técnicas de criação e manejo de abelhas, além de práticas relacionadas aos cuidados com os enxames e à extração de produtos apícolas. Os estudantes foram muito bem recebidos e puderam experimentar diferentes derivados da produção local, como mel, favo e própolis. A visita contou com o apoio das apicultoras bambuienses e membras da associação, Bruna Vilas Boas e Alessandra, responsáveis pela condução técnica da experiência.
Na quinta-feira, 26 de junho, os estudantes conheceram a Beeprópolis, maior empresa da região da Canastra especializada em produtos apícolas. A visita incluiu a apresentação de diversos setores da empresa, com destaque para os processos de produção, pesquisa, beneficiamento e comercialização de própolis, mel e outros derivados. A atividade contou com a presença do diretor da empresa e receptor da Medalha Ministro Alysson Paolinelli, César Ramos, referência por seus serviços e produtos no setor apícola, além de outros colaboradores da Beeprópolis. Ao final, os estudantes participaram de uma sessão de degustação e receberam amostras dos produtos desenvolvidos pela marca. As visitas técnicas foram coordenadas pelo membro da Agência de Inovação do IFMG, Raphael Ocelli Pinheiro e pela Profa. Yolanda Ruiz, presidente da Copari.
Na sexta, 27 de junho, sob a coordenação do professor do IFMG Ricardo Monteiro Corrêa, os estudantes visitaram a fazenda Terracini. Localizada em Altolândia, distrito de Tapiraí/MG, a propriedade caracteriza-se por cultivar café e produzir queijo e vinho. A produção possui o selo Rainforest Alliance, que atesta que o produto foi produzido seguindo práticas sustentáveis. Há 3 anos atrás, a propriedade iniciou o cultivo de uva syrah e sauvignon blanc para produção de vinhos.
Após um delicioso café da manhã na propriedade, os estudantes foram acompanhados pelo gerente da propriedade, o Sr. Jhonatan e pelas funcionárias Lorena e Maria Luiza, sendo esta egressa do curso técnico em Agropecuária e Zootecnia do IFMG Bambuí. A visita contou com um percurso no parreiral e também no local de beneficiamento e preparo de vinho, visualizando os protocolos de recebimento da uva vinda do campo até a fabricação do vinho.
No sábado, 28 de junho, os estudantes participaram do 3º Seminário de Apicultura da Bacia do Alto São Francisco, promovido pela professora do IFMG Ana Cardoso de Paula. O evento reuniu autoridades regionais, produtores locais e especialistas de diversas áreas do setor apícola, proporcionando um espaço qualificado para o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura na região.
O programa Delfin contribui para ampliar a compreensão dos estudantes sobre os potenciais produtivos e sustentáveis da região da Canastra, além de fortalecer a integração entre ensino, inovação e extensão. O IFMG agradece pela disponibilidade, receptividade e parceria das apicultoras bambuienses, da equipe da Beeprópolis e da equipe da fazenda Terracini.
Fonte: Copari e Agência de Inovação do IFMG
Redes Sociais