Estudantes participam da Final da Olimpíada de História

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 07h31
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 15h21

Nos últimos dias 26 e 27 de agosto de 2023 foi realizada em Campinas-SP a Grande Final Presencial da edição deste ano da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Na ocasião, o IFMG – Campus Bambuí esteve representado no evento pela equipe “All History”, formada pelos estudantes Alex Januário Gontijo, da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Cecília Rosa Bernardes e Laura Casarini Ferreira Teixeira, ambas da turma de 3° Ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação do Professor Dr. Rodrigo Francisco Dias.

“Chegar à Final da ONHB não foi fácil, pois essa é uma das mais difíceis e disputadas olimpíadas científicas do país”, explica o professor Rodrigo. De fato, no início da edição de 2023 da ONHB existiam 30.524 equipes inscritas, das quais apenas 340 se classificaram para a Grande Final Presencial realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo o professor Rodrigo, participam da ONHB estudantes e professores de todas as regiões do país e que estão ligados a alguns dos melhores colégios particulares e das melhores escolas públicas do Brasil. “É uma competição disputada em um nível altíssimo, e estar entre os finalistas já é uma grande vitória”, comenta o professor.

Para chegar à Final, a equipe “All History” precisou passar por seis fases online, durante as quais foi necessário responder questões e realizar tarefas acerca de diversos temas relacionados à História do Brasil. O tema principal da edição deste ano da ONHB foi “A questão indígena no Brasil” e, durante a prova da Final, a equipe “All History” precisou responder algumas perguntas atinentes à temática. “Na prova da Final, os estudantes foram instigados a refletir sobre o protagonismo dos povos indígenas ao longo da História do Brasil, no passado e no presente, destacando as diversas formas de resistência desses povos na luta pelos seus direitos e no combate à discriminação étnico-racial. Trata-se de um tema relevante para o Ensino de História e que está de acordo com a Lei n° 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas escolas brasileiras”, explica o professor Rodrigo.

Ainda segundo o professor Rodrigo, a preparação para a prova da Final da ONHB envolveu a realização de aulas especiais sobre a História dos Povos Indígenas no Brasil, além da disponibilização de materiais especiais aos estudantes finalistas, tais como textos acadêmicos e vídeos. “Após a realização da prova da Final, a equipe ‘All History’ me mostrou os rascunhos das respostas que eles redigiram. Fiquei impressionado com a quantidade de aspectos relevantes acerca da História dos Povos Indígenas no Brasil que eles conseguiram abordar na prova. Eles de fato aprenderam bastante durante as semanas de preparação e todo esse conhecimento será fundamental para eles daqui para frente, seja em exames vestibulares, em concursos públicos ou no Enem. Mas o mais importante é que esse conhecimento os ajudará sempre a ter uma consciência crítica a respeito da questão indígena em nosso país, o que vai ao encontro da nossa perspectiva de educação que preza pela formação para a cidadania e para o fortalecimento de uma cultura democrática de respeito às diferenças e de combate ao preconceito étnico-racial no Brasil”, afirma o professor.

O desempenho da equipe “All History” na ONHB rendeu uma Medalha de Cristal na competição, premiação dada às equipes que se destacaram durante a Olimpíada e chegaram à Final. “Apesar de não termos conquistado a Medalha de Ouro, estou muito feliz com a participação da equipe ‘All History’ na Final da ONHB deste ano, não só pela dedicação que os nossos estudantes demonstraram ter e pelos conhecimentos construídos ao longo desse processo, mas também pela própria experiência de ir à Final de uma olimpíada científica dessa magnitude, experiência essa que certamente enriquecerá a formação escolar destes estudantes. Durante os dias em que estivemos em Campinas, os nossos alunos puderam conhecer a Unicamp, uma das maiores universidades da América Latina, interagir com estudantes e professores de várias regiões do Brasil e, o mais importante, divulgar o nome do IFMG – Campus Bambuí, mostrando que o nosso campus oferece sim uma educação de qualidade”, afirma o professor Rodrigo.

O professor espera que o fato de o Campus Bambuí ter tido pela terceira vez estudantes finalistas na ONHB possa motivar ainda mais as próximas gerações de estudantes do campus a participarem da competição. Segundo o professor, “Há alguns anos se dizia que o nosso campus não tinha condições de ir à Final da Olimpíada de História, mas mostramos que, com muito trabalho, isso é possível. Se nos próximos anos houver mais engajamento por parte dos nossos estudantes e condições de trabalho adequadas aos professores, acredito que o Campus Bambuí pode ter resultados ainda melhores tanto na Olimpíada de História quanto em outras olimpíadas científicas. Nestes tempos em que as instituições públicas de ensino têm sido tão desvalorizadas por parte dos nossos governantes e da própria sociedade brasileira, toda oportunidade de mostrar que realizamos um trabalho de qualidade precisa ser aproveitada. E competições como a Olimpíada Nacional em História do Brasil podem proporcionar exatamente isso. Evidentemente, não temos a estrutura que certos colégios particulares de elite possuem para a participação em olimpíadas científicas, mas com trabalho coletivo e dedicação, podemos encarar esse desafio e continuar tendo bons resultados”.

O IFMG – Campus Bambuí parabeniza a equipe “All History” e o professor Rodrigo pelo ótimo trabalho realizado na Olimpíada de História e deseja que novas premiações em olimpíadas científicas possam vir no futuro!

Slide1

Slide2