Fábrica de Soluções Tecnológicas (FAST) do Campus Bambuí Inicia atividades
O curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí iniciou as atividades da Fábrica de Soluções Tecnológicas (FAST), um espaço dedicado à integração entre ensino, pesquisa e extensão. Atendendo às regulamentações que determinam a curricularização da extensão nos cursos de graduação, exigindo um mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária total dedicado a atividades extensionistas que envolvam diretamente as comunidades externas e estejam vinculadas à formação dos estudantes, o curso instituiu componentes curriculares específicos a serem operacionalizados no ambiente da FAST. Nela, os discentes cumprirão um total de 360 (trezentas e sessenta) horas de extensão curricularizada, participando ativamente do ciclo de vida de projetos que contribuem com o desenvolvimento das competências estabelecidas no perfil do egresso do curso.
Um dos principais objetivos da FAST é promover a integração entre o ambiente acadêmico, a comunidade e as empresas, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Isso se concretiza através da alocação de projetos com cunho tecnológico que surgem de demandas externas. Tais projetos visam promover capacitação técnica e devem gerar como produto final uma solução tecnológica que contribua direta ou indiretamente com a comunidade externa. Essa abordagem está alinhada com as diretrizes para a extensão curricularizada, como a interação dialógica (troca de saberes com setores sociais), o impacto na transformação social (atuação voltada para necessidades da população) e o atendimento à comunidade.
Para o Professor Ciniro Nametala, Coordenador do curso de Engenharia de Computação, a criação e implantação da FAST é um marco importante do curso. Segundo ele, "Com a FAST, estudantes e professores têm agora a oportunidade única de colocar em prática tudo o que é ensinado e aprendido em sala de aula, desenvolvendo soluções tecnológicas concretas para pessoas reais e empresas reais, valorizando as demandas da nossa comunidade externa ao campus." Por sua vez, o Professor Eduardo Cardoso Melo, Diretor da FAST e Coordenador de Atividades de Extensão Curricularizadas (CAEC), afirma que "A criação da Fábrica representa mais do que um espaço físico, ela simboliza um ambiente de aprendizado ativo, onde nossos alunos estão aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo projetos que dialogam com as demandas reais da sociedade". A experiência dos discentes também reforça essa visão. Segundo a aluna Nicole Santos, participante de projeto alocado na FAST, "A participação na Fábrica está sendo uma experiência muito empolgante que tem ensinado muito sobre autonomia e proatividade. Creio que vai acrescentar bastante na minha experiência e capacidade no mercado de trabalho."
A Fábrica de Soluções Tecnológicas consolida o compromisso do curso de Engenharia de Computação do IFMG Campus Bambuí com a formação prática e engajada dos seus estudantes, materializa a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e serve como um polo de inovação tecnológica e impacto social na região. O Professor Ciniro Nametala finaliza sua reflexão com a visão de que "a ideia é fazer da FAST no futuro uma referência regional no desenvolvimento de soluções que envolvam qualquer forma de tecnologia no âmbito das diretrizes curriculares que regem a formação do Engenheiro de Computação."
Fonte: Prof. Eduardo Cardoso Melo
Redes Sociais