Fórum de TI 2025: IFMG fortalece governança, segurança e integração entre 14 unidades
O IFMG - Campus Bambuí sediou com sucesso, nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, o Fórum de Tecnologia da Informação do IFMG. O evento reuniu 35 servidores de TI, representando 14 unidades diferentes (campi e Reitoria), com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, debater desafios e consolidar as políticas institucionais para o setor.
Com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e organização de uma comissão multicampi, o Fórum proporcionou uma intensa programação técnica e estratégica, dividida em dois grandes eixos temáticos: “Governança, Estratégia e Segurança” e “Inovação, Sistemas e Integração”.
Debates Estratégicos e o Futuro da TI no Serviço Público
O primeiro dia foi marcado por discussões essenciais sobre o Planejamento e Governança de TI (com Leandro Pereira) e a importância da Segurança da Informação no Contexto do IFMG (com Luiz Henrique). A Mesa Redonda sobre Infraestrutura e Políticas Institucionais (mediadores: Mauro Silva e Marcelo Miranda | Palestrante: Leandro Pereira), aprofundou as necessidades estruturais da Rede.
No segundo dia, o foco se voltou para a inovação. A palestra sobre Inteligência Artificial no Serviço Público (com Márcio Dias) apresentou novas perspectivas para o uso de tecnologias emergentes. O Bloco SUAP trouxe importantes atualizações e discutiu a Acessibilidade no Sistema Educacional (com Gláucio Brandão), além da apresentação de Cases de Sucesso dos campi, como a gestão remota - Tactical RMM (Felipe Pereira) e a gestão de laboratórios - através da ferramenta Veyon (Antônio Márcio Divino).
Destaque para a Experiência da CGTI de Bambuí
Um dos pontos altos do encontro foi a Visita Técnica ao Datacenter e ao setor de Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Campus Bambuí.
O momento de partilha foi considerado uma grande contribuição, permitindo que os participantes conhecessem de perto o funcionamento do setor, a organização da mão de obra, os métodos de tratamento de demandas e os principais desafios enfrentados na realidade local. O compartilhamento intercampi de infraestrutura e gestão foi fundamental para gerar insights valiosos, tanto para os colegas externos quanto para a própria equipe anfitriã.
Conexão e Amadurecimento Institucional
Ao final dos dois dias de trabalho, o Fórum gerou inúmeros encaminhamentos e conclusões práticas, resultando na construção de novas comissões e na elaboração conjunta de documentos que irão balizar a atuação da área de TI em toda a instituição.
O evento reforçou o sentimento de que o setor de TI do IFMG está institucionalmente amadurecendo, e que a equipe está mais unida e integrada. A percepção de sucesso do evento foi expressa por Silas Antônio Cereda da Silva, Técnico de TI no Campus Bambuí e Presidente da Comissão de Organização:
"Para mim, o sucesso deste Fórum se resume em uma palavra: conexão. A profundidade das palestras, os cases de sucesso e, principalmente, os debates sobre ações institucionais tocaram em pontos cruciais do nosso dia a dia. Saímos do evento com novos desafios e com vários planos de ações mas também com um senso de equipe renovado para executá-los. E o Happy Hour também foi extremamente importante pra consolidar tudo isso. É um momento onde as conversas técnicas continuam de forma leve e as melhores ideias colaborativas surgem. Tenho certeza que cumprimos a missão: somamos conhecimento prático e fortalecemos a confiança que nos torna uma equipe mais forte e conectada."
O intercâmbio de informações e o compartilhamento de desafios e experiências demonstraram ser o caminho mais eficaz para somar forças e fortalecer a instituição como um todo, garantindo um serviço de Tecnologia da Informação mais robusto e alinhado aos objetivos educacionais do Instituto Federal de Minas Gerais.
Saiba mais:
Fonte: Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI)
Redes Sociais