I Colóquio de Língua Inglesa do IFMG campus Bambuí
Aconteceu no dia 14 de julho de 2025, no salão nobre do IFMG - Campus Bambuí, o primeiro Colóquio de Língua Inglesa, organizado pela professora Joelma Castro Rodrigues Vaz em parceria com o CELIN e a COPARI. O evento contou com a participação dos ex-alunos Raphael Ocelli Pinheiro, egresso dos Cursos Técnicos Integrado em Informática e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus Bambuí e Marcus Vinícius Silva Gomes, egresso do Curso Técnico Integrado em Manutenção Automotiva. Além dos ex-alunos, também esteve presente a dentista do Campus Bambuí, Thaís Vasconcelos Ramos.
O objetivo do colóquio foi ressaltar, entre os alunos dos Cursos Técnicos Integrados, a importância do conhecimento sobre a Língua Inglesa e como ele pode impactar nas suas carreiras e mesmo na vida pessoal. Sob a mediação da professora Joelma, os três convidados conversaram com os alunos sobre suas experiências profissionais e pessoais envolvendo a Língua Inglesa e como este conhecimento influenciou suas trajetórias.
Raphael, que é autodidata e estudou inglês sozinho desde criança, contou aos alunos que a partir de sua participação no programa Ciências sem Fronteiras (2013/2014), novas portas lhe foram abertas, incluindo a realização de seu mestrado na Bélgica (2016/2018) e doutorado na Itália (2019/2024). Marcus Vinícius, que participou do evento remotamente da cidade de Barcelona, Espanha, falou sobre seu interesse pelo idioma e sua decisão em cursar licenciatura em Letras, tornando-se professor de Língua Inglesa, hoje atuando em Ribeirão Preto, estando agora, realizando uma imersão em um terceiro idioma: o espanhol. Thaís, por sua, vez, relatou sobre sua recente experiência em um intercâmbio na Cidade Toronto, Canadá, o qual teve oportunidade de participar através de um programa subsidiado pelo IFMG.
Em suas falas, os três convidados procuraram incentivar os alunos a aprender não só a Língua Inglesa, mas também outros idiomas, ressaltando o quanto estes conhecimentos podem fazer a diferença em suas carreiras, além de proporcionar-lhes capacidade e liberdade de se comunicar em um mundo cada vez mais globalizado.

Fonte: Prof. Joelma Rodrigues/IFMG - Campus Bambuí
Redes Sociais