Missão internacional em Portugal fortalece ações em pesquisa, inovação e pós-graduação
Experiência promovida pela Anprotec e financiada pela Fapemig resultou em parcerias com ecossistemas de inovação europeus e contribui para internacionalização do Parque Tecnológico do IFMG.
Entre os dias 23 e 26 de junho, o IFMG integrou uma missão técnica internacional em Portugal, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A iniciativa teve como objetivo o reconhecimento e a troca de experiências com ecossistemas de inovação consolidados no país europeu e a participação foi viabilizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), dentro de um edital voltado ao apoio à internacionalização da ciência, tecnologia e inovação.
Representando o IFMG, a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (PRIPPG), Gislayne Gonçalves, compôs a delegação brasileira como única representante dos Institutos Federais. O grupo percorreu seis cidades portuguesas: Covilhã, Fundão, Aveiro, Cantanhede, Coimbra e Leiria, visitando centros de pesquisa, incubadoras, parques tecnológicos, startups e aceleradoras. A comitiva incluiu representantes das Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de gestores de ensino e inovação do país.
A missão internacional proporcionou contato direto com ecossistemas de inovação consolidados. A troca de experiências gerou aprendizados estratégicos para o IFMG, como destaca a pró-reitora. “A missão proporcionou uma vivência intensa e estratégica em ecossistemas já consolidados, com modelos de gestão e articulação que podem ser adaptados à realidade brasileira. Isso traz reflexões valiosas para o IFMG, especialmente no momento em que implantamos nosso Parque Tecnológico Distribuído. Essa vivência amplia nossa visão sobre estrutura, sustentabilidade e articulação entre universidade, setor produtivo e poder público”, afirma Gislayne.
Cooperação internacional e novos parceiros
A missão rendeu avanços concretos em tratativas para formalização de parcerias com instituições portuguesas. Entre os destaques, estão o Creative Science Park (PCI), de Aveiro, e o Porto Digital Europa. As articulações vão permitir a co-incubação de empresas brasileiras em Portugal, acesso a trilhas formativas para empreendedores, consultorias especializadas e apoio no processo de internacionalização.
Outros benefícios previstos incluem programas de soft landing, suporte contábil, jurídico e fiscal, acesso a editais de fomento (incluindo linhas de financiamento europeias), registro empresarial junto à Junta Comercial de Aveiro, orientação para abertura de empresas locais e treinamento sobre práticas de negócios no contexto europeu.
Outro ponto de destaque foi o encontro com a representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Portugal, Cristina Cunha, que participou da estruturação de parques tecnológicos portugueses e se colocou à disposição para contribuir como consultora técnica na implantação do Parque Tecnológico Distribuído do IFMG, inclusive analisando o estatuto e os documentos estruturantes do projeto.
Impacto institucional
A participação na missão internacional também representa um avanço estratégico na consolidação e na elevação do padrão de maturidade dos ambientes de inovação do IFMG. Segundo a pró-reitora, a vivência junto a ecossistemas consolidados fortalece o compromisso do IFMG na obtenção do reconhecimento no nível CERN IV (Certificação de Ecossistemas de Resultados Notáveis), que avalia aspectos como governança, impacto regional e internacionalização.
“Além da aproximação com ecossistemas de excelência, a missão reforça nosso compromisso com uma inovação transformadora, conectada com as demandas da sociedade e com o desenvolvimento territorial. Mais do que buscar modelos prontos, queremos construir soluções em rede e com impacto real na formação dos nossos estudantes e no fortalecimento das nossas comunidades”, pontua Gislayne.
Locais visitados durante a missão:
-
Covilhã: UBI Medical
-
Fundão: Incubadora A Praça
-
Aveiro: Creative Science Park (PCI) e Porto Digital Europa
-
Cantanhede: Biocant Park
-
Coimbra: Instituto Pedro Nunes
-
Leiria: Startup Leiria
Saiba mais:
Clique aqui | IFMG começa a implantar Parque Tecnológico Distribuído

Redes Sociais