Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Nova espécie de libélula é descoberta no Parque Estadual do Pico do Itambé

  • Publicado: Sexta, 23 de Janeiro de 2026, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 15h22

Espécie é descoberta através de parceria do IFMG – Campus Bambuí e IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

 

Pesquisadores identificaram uma nova espécie de libélula no Parque Estadual do Pico do Itambé, em Minas Gerais. Denominada Hetaerina giselae, a espécie foi descrita a partir de pesquisas de campo realizadas entre 2024 e 2025 e teve sua descrição científica publicada na revista internacional International Journal of Odonatology.

A descoberta é mais um resultado relevante de uma parceria científica entre o IFMG – Campus Bambuí e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, que já contabiliza três espécies de libélulas descritas pela ciência a partir de estudos desenvolvidos em conjunto pelas instituições. Esta descoberta ainda contou com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O professor Gabriel C. Jacques, do IFMG – Campus Bambuí, é um dos autores do artigo científico e reforça que descobertas como essa mostram a relevância da pesquisa desenvolvida nos institutos federais: “O registro de uma nova espécie em uma unidade de conservação mineira reforça não só a riqueza da nossa biodiversidade, mas também a importância da pesquisa científica para conhecê-la e protegê-la”.

Para confirmar que se tratava de uma espécie inédita, os pesquisadores utilizaram uma abordagem integrativa, combinando a análise morfológica de adultos e larvas com dados genéticos. Além da descrição dos indivíduos adultos, o estudo também apresenta, de forma inédita, a descrição da fase larval da espécie, ampliando o conhecimento sobre seu ciclo de vida e ecologia.

A descoberta reforça a importância das unidades de conservação como áreas estratégicas para a pesquisa científica e destaca o papel dos institutos federais na produção de conhecimento, formação acadêmica e conservação da biodiversidade brasileira.

 

O artigo está disponível em acesso aberto, permitindo ampla divulgação dos resultados junto à comunidade científica e ao público em geral.

 

 Figura 1 - Hetaerina giselae  - nova espécie de libélula do Parque Estadual do Pico do Itambé

 Figure 1

Figura 2 - Hetaerina giselae em seu habitat natural no Parque Estadual do Pico do Itambé 

 Figura 2

 

Clique Aqui | Acesse o artigo

 

 

Fonte: Prof. Gabriel C. Jacques

 

 

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página