Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos em Equideocultura (NEEQ) promove “I minicurso de primeiros-socorros em equinos”

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 10h47
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h48

Nos últimos dias 20 e 21 de setembro, o NEEQ - Núcleo de Estudos em Equideocultura do IFMG - Campus Bambuí promoveu o “I minicurso de primeiros-socorros em equinos”. O evento (que também contou com o apoio do Centro de Equoterapia do campus) foi voltado tanto para alunos, quanto para a comunidade externa. E teve o objetivo de chamar a atenção, não só de discentes das ciências agrárias, como também de criadores, sobre a importância em se buscar atendimento veterinário sempre que se fizer necessário, independente da gravidade do caso.

Durante o evento, foram abordados aspectos desde a evolução da espécie equina, fisiologia e comportamento animal, bem como as principais medidas a serem tomadas dentro da propriedade com relação a prestação de primeiros-socorros aos animais. Segundo o professor Marcos Meireles, docente do curso de Medicina Veterinária do campus Bambuí e responsável por ministrar o curso, “o intuito principal deste tipo de evento é fazer com que todas as pessoas envolvidas com a criação e manejo de cavalos, independentemente de formação técnica, sejam capazes de identificar alterações no comportamento dos animais e desta forma procurem ajuda especializada o mais precocemente possível, a fim de se evitar que o mesmo só ocorra quando já for tarde demais”. Temas como a importância da implementação de calendário vacinal, cuidados com o potro neonato e boas práticas na criação também receberam destaque. “O conhecimento de causa além do poder de avaliação da pessoa que se depara com um animal em situação de emergência é essencial, pois, em alguns desses casos o atendimento deve ser imediato. Assim, todos que trabalham em um haras ou mantém algum tipo de relação com os animais devem receber treinamento sobre o que fazer em caso de emergência até que o médico veterinário chegue, visto que nesse intervalo, o cavalo estará em sua responsabilidade” ponderou.

Segundo o coordenador do NEEQ, professor Vinícius Raposo, o evento faz parte de uma série de atividades promovidas pelos alunos que compõe o Núcleo de Estudos em Equideocultura e contará ainda com outras atividades até o final do semestre com destaque para o próximo tema a ser abordado: “Bases e fundamentos da odontologia equina”, que contará com a participação da também docente do curso de Medicina Veterinária do campus, Dra. Candice Bertonha.

Prático I Aula teórica

Fonte: Núcleo de Estudos em Equideocultura - NEEQ

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página