Pesquisaí desvenda os segredos do artigo tecnológico
O segundo episódio videocast Pesquisaí já está no ar e traz um tema essencial para pesquisadores e professores: Artigo Tecnológico: como Escrever, Publicar e Diferenciar da Produção Científica Tradicional. A professora Gláucia Xavier recebe o professor Gustavo Mota, da Universidade Federal Fluminense (UFF), para explicar as diferenças conceituais e práticas entre os artigos tecnológicos e os científicos tradicionais, destacando o papel da ciência aplicada e sua relevância para o público praticante.
No episódio, os convidados apresentam conceitos, critérios e experiências editoriais que ajudam a compreender o que caracteriza um artigo tecnológico, sua função na ciência aplicada e como ele se insere nas exigências de editais e publicações.
O programa ainda aborda a diferença entre artigo tecnológico e científico tradicional, destacando que o primeiro, embora ainda seja considerado científico, tem foco em resolver problemas práticos e em apresentar ideias, métodos, técnicas e resultados aplicáveis. Diferentemente dos artigos puramente teóricos, os artigos tecnológicos podem adotar uma estrutura mais flexível e linguagem acessível, aproximando-se de um estilo mais próximo do jornalístico e nem sempre seguindo o formato IMRaD (Introdução, Métodos, Resultados e Discussão).
Gustavo Mota também discute a importância de identificar o público “praticante”, que envolve profissionais que aplicam diretamente os conhecimentos em suas atividades, exigindo linguagem adaptada e foco na aplicabilidade.
Outro ponto abordado são as orientações sobre linguagem adequada, formatos editoriais e estratégias para publicação, destacando os 4 Ps sugeridos por Mota: Projeto, Pesquisa, Produção (escrita) e Publicação, reforçando a importância de adequar cada artigo ao veículo escolhido.
Confira o episódio abaixo:
Saiba mais:
Fonte: IFMG Reitoria

Redes Sociais