Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Qualis Livros: entenda a classificação da Capes para obras acadêmicas

  • Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2025, 13h04
  • Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 09h39
No videocast Pesquisaí, o professor e editor da Editora IFMG, Alexandre Delfino, explica os critérios e caminhos para publicar livros científicos com qualidade.

O “caminho das pedras” para publicar um trabalho de pesquisa acadêmica como livro e ainda deixá-lo em condições de conseguir uma boa avaliação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. Esse é o assunto do novo episódio do videocast Pesquisaí, que tem como convidado o editor da Editora IFMG, Alexandre Delfino.

Na conversa com a professora Gláucia Xavier, o docente explica como funciona a classificação Qualis Livros, utilizada na avaliação de produções científicas. “É uma classificação que não é tão comum de ser lembrada pelos programas de pós-graduação e pelas pessoas que trabalham com publicação”, afirma.

O Qualis Livros é um desdobramento do sistema de classificação Qualis, que avalia a qualidade dos periódicos e outras publicações científicas utilizadas pelos programas de pós-graduação no Brasil, atribuindo notas (estratos A1 a C) de acordo com a excelência da produção bibliográfica. O sistema serve como indicador para as avaliações quadrienais dos programas de pós-graduação stricto sensu, influenciando a reputação e as notas atribuídas pela Capes. O Qualis Livros avalia as obras acadêmicas em formato de livro que estão atreladas aos pesquisadores associados a esses programas.

Segundo Delfino, enquanto o artigo segue um modelo mais padronizado, o livro é um produto heterogêneo, com características muito diversas, que variam conforme o objetivo da obra a ser publicada e também seguindo diretrizes usadas por diferentes áreas do conhecimento e linhas de pesquisa. “Você tem desde o resultado de uma tese convertida para o formato de livro até um levantamento autobiográfico. Pode ter também uma publicação de múltiplos autores, uma coletânea de capítulos de livro organizada em torno de um tema, ou um dicionário técnico com verbetes específicos de uma área”, afirma.

No sistema Qualis Livros, a classificação (que varia de 0 a 100 pontos) é dividida em níveis, sendo L1 o maior nível de excelência e L5 o menor. Diversos critérios são considerados na pontuação, tais como a relevância científica, a originalidade, o rigor metodológico, o impacto e a reputação da editora, entre outros indicadores enumerados por Alexandre Delfino no videocast. O programa completo está disponível no canal IFMG Play, no YouTube. Assista clicando na tela abaixo ou neste link.

 

Fonte: IFMG Reitoria

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página