Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Realizada a palestra "Pelo fim da violência contra a mulher"

  • Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 10h52
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h30

20230816 152018No dia 16 de agosto, ocorreu no Campus Bambuí a palestra "Pelo fim da violência contra a mulher" ministrada pela delegada da cidade Drª Claudia Cipullo.

Contando com a presença de mais de 60 estudantes, servidoras e servidores, a delegada iniciou trazendo os números da violência contra a mulher no Brasil, a história da Maria da Penha e sua trajetória até culminar na Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. 

Explanou sobre os tipos de assédio deixando bem claro que muitas vezes, infelizmente, elas sofrem assédio e demoram a perceber, deixando evidente a importância de palestras como esta para trazer esse conhecimento para todas. 

Logo em seguida, a Drª Cláudia apresentou as três etapas do ciclo de um relacionamento abusivo deixando claro que não é fácil reconhecer que se está em um relacionamento abusivo. Muitos sinais de alerta acabam se confundindo com manifestações de afeto, além disso não é tão simples admitirmos que estamos sendo abusadas por alguém que julgamos amar tanto e, nesse momento, nos sentimos culpada por ele agir de forma agressiva.

Acrescenta que um relacionamento abusivo, normalmente, não acontece de um dia para o outro, contribuindo para a dificuldade em reconhecer os abusos. Estes surgem aos poucos, abrindo espaço para a manipulação, o controle, o ciúme excessivo e toda violência psicológica por trás. 

A palestra foi finalizada com explicações sobre as formas de procurar ajuda, os locais e número de telefone.

Agradecemos à Drª Cláudia Cipullo pela atenção e disponibilidade em ministrar a palestra para nossa comunidade acadêmica. Corroboramos com a ideia de que é pela educação que mudaremos o quadro de violências.

 

Fonte: Núcleo de Educação, Extensão e Diversidade/NEGeS/Projeto Este Lugar também é Meu!

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página