Perfil do Egresso
OBJETIVOS
O objetivo geral do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFMG - Campus Bambuí é formar profissionais dotados de conhecimentos para desenvolver ações e resultados, para suprir as exigências técnico-científicas, empreendedoras e operacionais voltados à área de Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal, Saúde Pública e Saúde Ambiental, acompanhando os avanços da ciência e tecnologia e que sejam comprometidos com resolução de problemas de natureza tecnológica, social, econômica e ambiental, associados com a sanidade de rebanhos, a produção, inspeção e consumo de alimentos de origem animal, medicina animal, seguindo os preceitos da ética.
Os objetivos do curso estão implementados, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso e embasados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina Veterinária, regida pela Resolução CNE/CES nº 3, de 15 de agosto de 2019.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Os cursos ministrados pelo IFMG têm como objetivo formar um profissional competente e atuante na área a que se destina, com base sólida de conhecimentos tecnológicos, que também seja capaz de gerenciar seu próprio negócio, adaptando-se a novas situações para o seu real sucesso profissional. O profissional deve ser capaz de desempenhar seu papel com ética e competência, mantendo postura profissional adequada a uma sociedade cada vez mais diversificada, competitiva e exigente, adquirindo habilidades que o capacitem para o exercício da reflexão, da crítica, do estudo e da criatividade, a fim de contribuir para o desenvolvimento e melhoria da vida da comunidade com interferência no processo produtivo e de saúde animal e saúde pública.
A idealização do curso de Medicina Veterinária do IFMG - Campus Bambuí está assentada numa visão voltada para o amplo mercado de trabalho do profissional da área de ciências agrárias/saúde, abrangendo os campos específicos de: Produção e Reprodução Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Clínica Veterinária; Medicina Veterinária Preventiva; Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Essa formação profissional se articula com as necessidades: (a) mundiais, devido a sua importância no processo de produção de alimentos, em quantidade e qualidade, para atender as necessidades de uma população cada vez maior de pessoas, emergências e reemergências das doenças de caráter zoonótico, tendo animais como disseminadores de doenças para humanos, além do crescimento exponencial da importância e procura por animais de companhia; (b) nacionais, tendo em vista a relevância do agronegócio no PIB do país em razão do grande volume de exportação de alimentos e produtos de origem animal pelo Brasil, além do grande consumo interno e; (c) regionais e locais, já que o campus está inserido em uma região cuja economia é essencialmente rural (segundo o censo do IBGE de 2010) com fazendas de produção de bovinos, haras e granjas de suínos e aves, mas tendo como destaque a pecuária leiteira caracterizada pela produção de queijos artesanais de renome internacional, cuja denominação de origem é o queijo Canastra.
Assim, o Médico Veterinário egresso do IFMG, campus Bambuí, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina Veterinária, regida pela Resolução CNE/CES nº 3, de 15 de agosto de 2019, deverá ter como perfil a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos. Este deverá ser capaz de atuar nas áreas das ciências veterinárias, incluindo promoção da saúde animal e da saúde pública, produção animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal.
Com base nas competências descritas no Regulamento do exercício da profissão de médico-veterinário, aprovado pelo Decreto Nº 64.704, de 17 de junho de 1969, nas DCN e nos objetivos do curso listados no PPC, para desempenhar suas funções técnicas, o médico veterinário egresso deve apresentar uma formação que o habilite a: planejar, executar, gerenciar e avaliar programas, projetos, processos e ações nas diferentes áreas da Medicina Veterinária; executar avaliação clínica, interpretar sinais clínicos, exames complementares e alterações morfofuncionais; instituir diagnóstico, tratamento, prognóstico e medidas de controle e profilaxia, individuais e populacionais, baseando-se nos mecanismos fisiopatológicos das doenças que acometem os animais; desenvolver, programar, orientar e aplicar técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção, reprodução e sanidade em consonância com os conceitos de bem-estar animal e de sustentabilidade; atuar no processamento, na garantia da qualidade e na inspeção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos de origem animal; realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária; pesquisar e elaborar trabalhos acadêmicos e/ou científicos; desenvolver, no âmbito da Saúde Única, ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação.
Para o desenvolvimento dessas habilidades, a grade curricular do curso de Medicina Veterinária atende as diversas áreas do conhecimento para formação do médico veterinário generalista, possui flexibilidade para o desenvolvimento de capacidades individuais e prevê a extensão, pesquisa e inovação por meio de atividades complementares e programas de incentivo paralelos. A flexibilidade curricular e a atuação constante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) nas discussões sobre alterações nas ementas das disciplinas ou criação de novas disciplinas optativas permite que o conteúdo ministrado seja adaptado e ampliado em função de novas demandas apresentada pelo mundo de trabalho e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso como: aplicação de novas tecnologias oriundas da contínua modernização dos métodos de produção animal; novas exigências quanto aos sistemas de criação animal para fins de produção como sistemas que se preocupam com o bem estar animal; aumento na eficiência do uso de recursos e preservação ambiental; emprego de métodos de abate mais humanitários; implantação de novos sistemas de rastreamento de produtos de origem animal e publicação de novas legislações relacionadas ao papel do médico veterinário dentro da sociedade.
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