Serviço Psicológico
O psicólogo é um profissional que desenvolve uma intervenção no processo psicológico do homem com a finalidade de torná-lo saudável, isto é, capaz de enfrentar as dificuldades do cotidiano. Ele faz isso a partir de conhecimentos acumulados pelas pesquisas científicas na área da psicologia. O serviço de psicologia faz parte da Coordenadoria de Assistência Estudantil. O agendamento é feito com a psicóloga, pelos próprios alunos interessados, por indicação pedagógica ou solicitação dos pais. Realiza-se uma triagem, para verificar a real necessidade do atendimento e/ou o encaminhamento as especialidades competentes.
Finalidade:
A prática do psicólogo, como profissional da saúde, irá caracterizar-se pela aplicação dos conhecimentos psicológicos no sentido de uma intervenção específica junto a indivíduos, grupos e instituições, com o objetivo de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, grupal e institucional, numa postura de promoção da saúde - estado de bem estar físico, mental e social.
No IFMG – Campus Bambuí, o atendimento psicológico tem como principal objetivo o atendimento ao discente, intervenção com a finalidade de auxiliar nas dificuldades da vida acadêmica, bem como nos conflitos comuns da adolescência e início da vida adulta, favorecendo o desenvolvimento biopsicossocial e uma melhor qualidade de vida.
Ações promovidas:
- Atendimento psicológico – individual e grupal, auxiliando no processo educacional;
- Avaliação psicológica, procurando identificar principais sintomas e causas das dificuldades e transtornos apresentados pelos alunos;
- Aconselhamento psicológico, conforme necessidades;
- Palestras e oficinas com os alunos novatos tendo por objetivo auxiliar na adaptação e evitar evasões;
- Acompanhamento e atendimento dos alunos com deficiências – NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades especiais);
- Participação na comissão preventiva.
Para reflexão:
Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se!
Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas.
A vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.
Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...
Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
Içami Tiba.
Psicóloga
Nádia Alvim Muffato Silveira
Telefone: (37) 3431-4916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais