UFMG abre inscrições do Dinter em Inovação Tecnológica com o IFMG
Processo seletivo da primeira turma do Doutorado Interinstitucional voltado aos servidores tem 15 vagas disponíveis para cinco áreas de concentração. Inscreva-se até 20 de agosto de 2025.
A partir da próxima segunda-feira, 21 de julho, inicia-se o período de inscrições do processo seletivo da primeira turma do Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre IFMG e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A capacitação gratuita destinada aos servidores (docentes e técnicos administrativos) será ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica. Do total de 15 vagas, 10 são destinadas à ampla concorrência, três reservadas a candidatos autodeclarados negros e duas direcionadas a indígenas e pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente via Internet, pelo site do programa (clique aqui), mediante o preenchimento do formulário de inscrição e submissão de todos os documentos solicitados nos editais, conforme a lista a seguir:
- Documento de Identidade válido em todo território nacional;
- Diploma do curso de graduação;
- Histórico Escolar da graduação;
- Histórico Escolar do curso de mestrado, caso tenha o título de mestre ou estiver cursando o nível de mestrado;
- Curriculum Vitae (modelo Lattes) e cópia dos documentos comprobatórios;
- Proposta de Projeto de Pesquisa ou de Desenvolvimento Tecnológico dentro das linhas de pesquisa do programa;
- Carta de anuência do IFMG, incluindo a liberação formal para o candidato cursar as disciplinas e participar das atividades do curso, se aprovado;
- Carta de recomendação (uma ou mais cartas), de empresa parceira ou professores;
- Carta do candidato justificando seu interesse pelo curso de Doutorado em Inovação Tecnológica;
- Documento comprobatório de conhecimento em língua inglesa;
- Candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão preencher o formulário de autodeclaração étnico-racial.
Para participar do edital suplementar, os candidatos deverão comprovar sua condição de indígena (mediante documentação reconhecida por lideranças e a FUNAI) ou de pessoa com deficiência (com laudo médico e documentação específica).
O período de inscrição inicia-se às 9h do dia 21 de julho e será finalizado no dia 20 de agosto. Ao se inscrever, o candidato precisa escolher até duas áreas de concentração em que pretende fazer sua pesquisa. São cinco opções disponíveis: Biotecnologia e Inovação Biofarmacêutica; Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo; Novos Materiais, Nanotecnologia e Química; Transformação Digital e Inteligência Artificial; e Sustentabilidade.
O processo seletivo será realizado de 8 a 12 de setembro e é composto por duas etapas: análise curricular e da documentação (avaliação A) e apresentação oral do projeto de pesquisa com arguição (avaliação B). Ambas são classificatórias e eliminatórias. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 17 de setembro de 2025.
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, comunicados e resultados referentes ao processo seletivo. Tanto o Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica quanto o IFMG não farão comunicações por e-mail.
No IFMG, a unidade de referência será o Campus Santa Luzia. As aulas, contudo, ocorrerão de forma presencial na UFMG, junto aos outros estudantes do Programa, contribuindo para ampliar a rede de contatos dos participantes. Os dias da semana variam conforme as disciplinas escolhidas pelo doutorando. O início das atividades do Dinter ocorrerá ainda neste semestre, com matrícula a ser realizada até 13 de outubro. Não haverá cobrança de mensalidades ou taxas.
Coordenador de Pós-graduação do IFMG, o professor Thiago Quilice explica que a escolha da área de Inovação se deu em função das diferentes possibilidades de proporcionar qualificação aos servidores. “É fundamental que nossos servidores possam estar cada vez mais preparados, tanto para refletir sobre o processo de inovação em si, como também para se aperfeiçoarem em métodos e técnicas de cada área do conhecimento. Entendemos que o Programa tem muita sinergia com o Instituto”, comenta.
Outras informações podem ser obtidas nos editais, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (31) 3409-5735.
Leia mais:

Redes Sociais