Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Nota da Direção-Geral sobre o assalto ao Campus Bambuí

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 20h04
  • Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2015, 17h24

Em referência ao assalto ocorrido nas dependências do IFMG Campus Bambuí na madrugada do dia 16/09/15, vimos esclarecer que, apesar das agressões psicológicas sofridas pelos três vigias que estavam de plantão no momento do crime, felizmente, a integridade física dos mesmos e dos alunos, que estavam hospedados na moradia estudantil, foi preservada.
Os bandidos não tiveram acesso aos alunos, em parte, graças à existência do alambrado que cerca a moradia estudantil. Isso demonstra a decisão acertada da colocação do mesmo, fato que na época gerou muitas manifestações contrárias de pessoas desinformadas do real motivo dessa atitude, que era e continua sendo, tão somente, a segurança de nossos alunos internos. Ressaltamos também a atitude profissional e humana dos vigias que, mesmo sob pressão psicológica, fizeram de tudo para proteger nossos alunos quando questionados pelos bandidos sobre a localização dos mesmos.
Nota-se que a ação dos bandidos visava objetivamente o arrombamento do caixa eletrônico, localizado no corredor do prédio pedagógico, o que foi concluído pelos mesmos. Vale lembrar que a retirada dos caixas eletrônicos (haviam dois), esteve na pauta de ações da atual diretoria em 2013, já preocupada com o alto índice de assaltos a terminais de bancos fora de agências. Alertávamos sobre a vinda deste tipo de assalto para as cidades do interior, ressaltando, na época, o recente assalto a uma agência da cidade de Iguatama, dias antes, e dos perigos de um caixa eletrônico localizado em uma instituição com quase dois mil alunos. Todavia, correspondendo ao clamor da comunidade acadêmica por decisões mais democráticas, a decisão da retirada foi levada para discussão com representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente de nosso campus, em reunião realizada no dia 17/06/13. Não conseguimos a aprovação para tal medida, com a alegação do transtorno que traria para alunos e servidores que não tem tempo de irem até as agências da cidade para realizarem suas transações bancárias, e de que não viam a presença do caixa nesta instituição como um incentivador para ação de bandidos nesse local. Junta-se, ainda, a essas alegações, e-mails de servidores, guardados por nós, com “n” justificativas para manutenção dos mesmos.
Contudo, nesse momento, a Direção-Geral do Campus Bambuí decidiu pela retirada do caixa eletrônico deste local e já está providenciando junto à agência bancária que isso seja feito o mais rápido possível, pois após o que aconteceu, fica clara a não pertinência desse equipamento em nosso campus, sem margem para mais discussões. Pois, entre comodidade operacional e segurança de nossos alunos, servidores efetivos e terceirizados, ficamos com a segunda opção.
Atenciosamente,

Flávio Vasconcelos Godinho
Diretor-Geral Pro Tempore do IFMG Campus Bambuí

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página