Alex Amaral - Egresso do MPSTA
O egresso Alex Luiz Amaral Oliveira é servidor público ligado ao Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, onde atua na gestão de unidades de conservação desde 2010, onde atualmente exerce a função no Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no distrito de Ipoema, Itabira.
Iniciou seus estudos no Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG - Campus Bambuí em 2019 e segundo ele: "essa fase foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. Primeiramente, porque devido a minha rotina intensa de trabalho, via o mestrado como algo muito distante, apesar de ser um dos maiores sonhos da minha vida. Dessa forma, sempre me via na impossibilidade de frequentar qualquer programa pois era impossível conciliar as aulas com o meu trabalho."
Mesmo diante da principal dificuldade citada, Alex abriu mão de algumas questões e assumiu o desafio. Por se tratar de um sonho, frequentar o doutorado passou a ser também uma realização pessoal.
Alex defendeu sua dissertação em abril de 2021 e relata que pesquisar num cenário pandêmico não foi fácil, mas destaca que se identificou de forma exacerbada com o Mestrado, que despertou nele uma chama para os estudos que fizeram seus olhos brilharem a cada momento da escrita, das discussões e das leituras. O egresso relatou: "Minha atenção e carinho com o MPSTA é tão grande que só consigo agradecer a Deus e a todos os profissionais atuantes no curso pela oportunidade e ensinamentos, principalmente minha orientadora a Dra. Simone Moreira Magela".
Diante dessa vivência e ainda no desejo de manter o brilho nos olhos, despertado pelo MPSTA, Amaral ingressou no Programa de Doutorado em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais. Sua maior motivação em estar nesse programa é entender um pouco mais da relação do Lazer com a visitação nos Parques Estaduais, visto que a grande procura da sociedade por esses espaços protegidos está relacionada às práticas e vivências do lazer.
Palavras do egresso: "Por fim, registro novamente meus agradecimentos ao MPSTA, porque além do aprendizado adquirido, as vivências e amizades feitas, e do sonho concretizado, ele despertou em mim o impulso em contribuir por meio da pesquisa e da academia no meu campo de trabalho e assim para a sociedade".
Redes Sociais