Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Tiago Lucas Ferreira - Egresso do MPSTA

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 14h39 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 14h44

Tiago Lucas Ferreira, Engenheiro Civil e Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo Instituo Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí, iniciando seus estudos em 2019 com matérias isoladas, se encantado com as disciplinas realizadas e entrando no mestrado regular em 2020. Destaca que, como Professor Universitário, houve um crescimento acadêmico e criativo, despertando o interesse de criar produtos tecnológicos, sustentáveis e economicamente viáveis, que possam facilitar os trabalhos de análises químicas e físicas. Uma vez que teve apoio da Secretaria Escolar, da Coordenação do curso de Mestrado Profissional e do seu orientador prof. Dr. Neimar de Freitas Duarte, o qual apresentou os objetivos e formas de criação de um Produto Técnico e Tecnológico (PTT) para o Mestrado Profissional.

O Produto Técnico, foi criado para atender a necessidade da análise de efluentes oleosos gerados pela oficina de manutenção de locomotiva da empresa VLI Multimodal S.A., em Divinópolis (MG), podendo ter resultado do ensaio de pH e temperatura em tempo real, utilizando o Arduino, como alternativa barata e confiável. Na sua criação foram realizados comandos da automação, no qual desenvolveu uma programação em linguagem C na plataforma do Arduino. A programação foi realizada linha a linha, dando os comandos de acordo com a necessidade do funcionamento dos sensores de pH e temperatura, utilizando fórmulas matemáticas. O registro da programação do software, foi no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, expedido o certificado de registro de programa de computador, válido por 50 anos a partir de 1° de janeiro subsequente à data de 30/11/2022, em conformidade com o §2°, art. 2° da Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998. 

Em 2022, Tiago finalizou o mestrado, atingindo o objetivo em se tornar um profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental, levando como base os cuidados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo conhecimento para que possa desenvolver sua Dissertação e uma Produção Técnica, utilizando procedimentos ambientais apropriados e atendendo as demandas sociais e profissionais do mercado ambiental.

 

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página