Grupos e Núcleos de Estudos
Os grupos de estudos (GEs) são uma entidade constituída por discentes e servidores do IFMG e, eventualmente, por colaboradores da comunidade externa, com interesse em estudar determinado assunto. Caracteriza-se como grupo de estudos o “conjunto de pessoas que se agreguem em torno de um tema comum a ser investigado, dentro da mesma área do conhecimento com o objetivo de estudar e realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão.”
Os GEs organizam-se hierarquicamente em torno de um líder e, eventualmente, um vice-líder, ambos servidores do IFMG (no papel de orientador e coorientador) de comprovada competência e experiência nas linhas de trabalho propostas ou que tenham a iniciativa de desenvolver alguma área de conhecimento de interesse do campus, mesmo que não tenha formação específica na área.
As primeiras atividades se iniciaram em 2007 e desde então dezenas de ações foram implementadas no campus Bambuí auxiliando diretamente em diversos projetos, além de promoverem cursos, palestras e eventos.
Os GEs possuem gestão própria e realizam seleções periódicas por meio de editais. Cada grupo tem o próprio Estatuto, portanto para ser membro o interessado deve procurar os responsáveis e ficar atento ao lançamento dos editais.
Primeiro passo: ler a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2 - Regulamenta normas para criação e funcionamento de grupos de estudos no âmbito do IFMG - Campus Bambuí. e ficar ciente das informações nela contida.
Segundo passo: enviar um e-mail para a Coordenadoria de Educação e Extensão (CEE) (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando:
- NOME DO GRUPO QUE ESTÁ SENDO FUNDADO
- NOME DO ORIENTADOR
A CEE vai verificar se não existe um grupo com o mesmo nome (ou parecido) já cadastrado e, não havendo problemas, será criado um processo via sei! e o número do mesmo será enviado para o(a) Orientador(a).
Terceiro passo: no número do processo sei! enviado pela CEE, 3 (três) documentos deverão ser adicionados pelo(a) Orientador(a) para cadastro do grupo:
- ATA de fundação do grupo definindo orientador(a), coorientador(a) (quando houver) e presidente. A ata deve conter todas as assinatura dos membros fundadores presentes na reunião;
- Formulário denominado Cadastro de Núcleos/Grupos de Estudos devidamente preenchido e assinado;
- Estatuto com o regimento do Núcleos/Grupos de Estudos.
O passo-a-passo para encontrar e adicionar esses formulários no processo sei! está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos denominado: “Manual de Processos sei! Grupos e Núcleos de Estudos”.
Obs: Nesse mesmo link consta o formulário de Cadastro de Núcleos/Grupos de Estudos para que saibam os dados a serem pedidos para os membros e facilitar o preenchimento do formulário no processo sei!.
Quarto passo: para abertura da página no site do IFMG - Campus Bambuí, enviar por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) um documento em Word contendo:
- A logomarca do núcleo/grupo de estudos;
- Breves dizeres informativos sobre o grupo contendo os objetivos, onde e como irão atuar, etc;
- Nome e e-mail de orientador(a), coorientador(a) e presidente(a);
- Links das páginas das redes sociais e e-mail do núcleo/grupo de estudos (esse e-mail pode ser institucional, veja instruções na alínea “Orientações após a Fundação do Grupo de Estudos”);
- Qual área (curso), dentre as listadas na página do grupo de estudos (https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/grupos-de-estudos), deverá ser alocado o grupo de vocês.
1. Adição de documentos na página do grupo:
Após criada a página do Núcleo/Grupo de Estudos no site do IFMG - Campus Bambuí, aparecerão 3 (três) blocos denominados “Editais e Resultados”, “Documentos” e “Últimas Notícias”. Eles são autoexplicativos e os(as) orientadores(as) ou coorientadores(as) serão os responsáveis pela alimentação desses blocos via chamado GLPI > Criar um chamado > categoria Campus Bambuí > Relações Institucionais> Atualização de página no site.
Orienta-se que no bloco “Documentos” seja colocado o Estatuto e a composição do Núcleo ou Grupo de Estudos que poderá seguir os formulários específicos para esse fim, contidos na linha“Resoluções, Notas Técnicas e Formulários”. Há duas versões do formulário sendo elas: COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS com foto e COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS sem foto.
2. Criação do e-mail institucional:
O núcleo/grupo pode ter um e-mail INSTITUCIONAL apenas gostaríamos de ressaltar que este carrega a marca da nossa instituição, sendo de extrema importância ter certos cuidados com o uso do mesmo assim como já temos ao utilizarmos os nossos.
O e-mail institucional criado deverá ficar sob a responsabilidade de orientador(a) ou coorientador(a). A gerência desse e-mail e de seus acessos ficará a cargo desse servidor responsável, por isso é muito importante que tenham certo critério no compartilhamento dos acessos, para evitar que problemas aconteçam na utilização de uma conta institucional que irá representar o grupo.
Para a criação deste e-mail a nível de CEE deve-se preencher o “Termo de responsabilidade de e-mail” que está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos e, após assinatura, anexá-lo no processo sei! número: 23209.002247/2020-81.
Para criação deste e-mail a nível de TI deve-se seguir o fluxo:
- Servidor responsável pelo grupo envia a solicitação via chamado GLPI (categoria: CGTI > Rede > E-mail departamental), solicitando a criação do e-mail para o grupo.
- Em anexo no GLPI, o solicitante deve preencher, assinar e enviar o seguinte FORMULÁRIO
- Nesse formulário, utilizar o seguinte padrão para nomenclatura do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Eles analisarão a solicitação e retornarão as informações de acesso ao requerente.
3. Relatório de Atividades Semestrais:
Para a emissão da Declaração para os(as) Orientadores(as) e Coorientadores(as) com finalidade de comprovação junto ao RIT deverá ser preenchido todo semestre, em período estipulado por essa Coordenadoria, o formulário intitulado “Relatório de Atividades Semestrais - Núcleo/Grupo de estudos”. Esse relatório deverá ser preenchido no processo sei! correspondente ao núcleo/grupo de estudos.
O passo-a-passo para encontrar e adicionar esse formulário no processo sei! está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos denominado “Manual de Processos sei! Grupos e Núcleos de Estudos”.
Obs: Nesse mesmo link consta o formulário de Relatório de Atividades Semestrais para que saibam os dados que serão pedidos e facilitar o preenchimento do formulário no processo sei!.
A mudança de Orientador(a), Coorientador(a) ou Presidente(a) pode ocorrer em qualquer momento e para formalizar o processo três passos devem ser realizados:
1: Enviar um e-mail para a CEE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e no corpo do e-mail informar a troca com o nome do novo membro e e-mail;
2: Fazer um novo Formulário de COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS (com OU sem foto) que consta na alínea Resoluções, Notas Técnicas e Formulários;
3: Abrir um chamado no GLPI pedindo a atualização/troca dos nomes que estão na apresentação do Grupo (colocar o nome do grupo) que está inserido no curso (colocar o nome do curso que o grupo de estudos está inserido na página do IFMG). Verifiquem que na apresentação do Grupo na página do IFMG - Campus Bambuí constam os nomes do orientador, coorientador e presidente então sempre deve ser atualizada. Nesse mesmo chamado GLPI peça para ADICIONAR o novo Formulário de COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS preenchido com os novos nomes. Esse formulário deverá ser acrescentado no bloco “Documentos” que consta na página de cada grupo.
Como abrir o GLPI? O orientador ou coorientador deverá entrar no GLPI > Criar um chamado > categoria Campus Bambuí > Relações Institucionais> Atualização de página no site. A partir daí é só preencher conforme pedido.
Os grupos e núcleos de estudos estão dividos por curso
- GECOFFEE - Grupo de Estudos em Cafeicultura
- GEEFIT - Grupo de Estudos em Pragas, Doenças e Plantas Daninhas
- GEFIB - Grupo de Estudos em Fisiologia Vegetal e Botânica
- GEFRUT - Grupo de Estudos em Fruticultura
- GEGTec - Grupo de Estudos em Geotecnologias
- GEOLE - Grupo de Estudos em Olericultura
- GEPID - Grupo de Estudos e Pesquisas em Irrigação e Drenagem
- GESA - Grupo de Estudos em Solos Agrícolas
- CASEMP - Núcleo de Estudos em Culturas Anuais, Sementes e Pesquisa
- NEBEV - Núcleo de Estudo de Bioprodutos e Extratos Vegetais
- N.E.C.U.P - Núcleo de Estudos em Cultivo Protegido
- NETech - Núcleos de Estudos em Tecnologias Agrícolas
- GEAVI - Grupo de Estudos em Avicultura
- GEAPI - Grupo de Estudos em Apicultura
- GEBOV - Grupo de Estudos em bovinocultura
- GEMA - Grupo de Estudos em Melhoramento Animal
- GENA - Grupo de Estudos em Nutrição Animal
- NEEQ - Núcleo de Estudos em Equideocultura
- NEO - Núcleo de Estudos em Ovinocaprinocultura
- NES - Núcleo de Estudos em Suínos
- GEAS - Grupo de Estudos em Animais Silvestres
- GEEC - Grupo de Estudos em Educação na Contemporaneidade
- GEPAAC - Grupo de Estudos em Produtos Artesanais e Agroecológicos da Canastra
- GruCE - Grupo Canastra Empreendedora
- ILPF - Grupo de Estudos em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
- NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena
- NEFF - Núcleo de Estudo em Fungos Filamentosos
- NEGeS - Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade
- G_Invest - Grupo de Estudos em Investimentos
Redes Sociais