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Grupos e Núcleos de Estudos

Quem Somos ?

Os grupos de estudos (GEs) são uma entidade constituída por discentes e servidores do IFMG e, eventualmente, por colaboradores da comunidade externa, com interesse em estudar determinado assunto. Caracteriza-se como grupo de estudos o “conjunto de pessoas que se agreguem em torno de um tema comum a ser investigado, dentro da mesma área do conhecimento com o objetivo de estudar e realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

Os GEs organizam-se hierarquicamente em torno de um líder e, eventualmente, um vice-líder, ambos servidores do IFMG (no papel de orientador e coorientador) de comprovada competência e experiência nas linhas de trabalho propostas ou que tenham a iniciativa de desenvolver alguma área de conhecimento de interesse do campus, mesmo que não tenha formação específica na área.

 As primeiras atividades se iniciaram em 2007 e desde então dezenas de ações foram implementadas no campus Bambuí auxiliando diretamente em diversos projetos, além de promoverem cursos, palestras e eventos.  

 

Como Participar de um Grupo de Estudos ?

Os GEs possuem gestão própria e realizam seleções periódicas por meio de editais. Cada grupo tem o próprio Estatuto, portanto para ser membro o interessado deve procurar os responsáveis e ficar atento ao lançamento dos editais.

Quero fundar um grupo/núcleo de estudos, o que fazer?

Primeiro passo: ler a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2 - Regulamenta normas para criação e funcionamento de grupos de estudos no âmbito do IFMG - Campus Bambuí. e ficar ciente das informações nela contida.

Segundo passo: enviar um e-mail para a Coordenadoria de Educação e Extensão (CEE) (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando:

  • NOME DO GRUPO QUE ESTÁ SENDO FUNDADO
  • NOME DO ORIENTADOR

A CEE vai verificar se não existe um grupo com o mesmo nome (ou parecido) já cadastrado e, não havendo problemas, será criado um processo via sei! e o número do mesmo será enviado para o(a) Orientador(a). 

Terceiro passo: no número do processo sei! enviado pela CEE, 3 (três) documentos deverão ser adicionados pelo(a) Orientador(a) para cadastro do grupo:

  • ATA de fundação do grupo definindo orientador(a), coorientador(a) (quando houver) e presidente. A ata deve conter todas as assinatura dos membros fundadores presentes na reunião;
  • Formulário denominado Cadastro de Núcleos/Grupos de Estudos devidamente preenchido e assinado;
  • Estatuto com o regimento do Núcleos/Grupos de Estudos.

O passo-a-passo para encontrar e adicionar esses formulários no processo sei! está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos denominado: “Manual de Processos sei! Grupos e Núcleos de Estudos”.

Obs: Nesse mesmo link consta o formulário de Cadastro de Núcleos/Grupos de Estudos para que saibam os dados a serem pedidos para os membros e facilitar o preenchimento do formulário no processo sei!. 

Quarto passo: para abertura da página no site do IFMG - Campus Bambuí, enviar por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) um documento em Word contendo:

  • A logomarca do núcleo/grupo de estudos;
  • Breves dizeres informativos sobre o grupo contendo os objetivos, onde e como irão atuar, etc;
  • Nome e e-mail de orientador(a), coorientador(a) e presidente(a);
  • Links das páginas das redes sociais e e-mail do núcleo/grupo de estudos (esse e-mail pode ser institucional, veja instruções na alínea “Orientações após a Fundação do Grupo de Estudos”);
  • Qual área (curso), dentre as listadas na página do grupo de estudos (https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/grupos-de-estudos), deverá ser alocado o grupo de vocês.
Orientações após a Fundação do Grupo de Estudos

1.     Adição de documentos na página do grupo:

Após criada a página do Núcleo/Grupo de Estudos no site do IFMG - Campus Bambuí, aparecerão 3 (três) blocos denominados “Editais e Resultados”, “Documentos” e “Últimas Notícias”. Eles são autoexplicativos e os(as) orientadores(as) ou coorientadores(as) serão os responsáveis pela alimentação desses blocos via chamado GLPI > Criar um chamado > categoria Campus Bambuí > Relações Institucionais> Atualização de página no site.

Orienta-se que no bloco “Documentos” seja colocado o Estatuto e a composição do Núcleo ou Grupo de Estudos que poderá seguir os formulários específicos para esse fim, contidos na linha“Resoluções, Notas Técnicas e Formulários”. Há duas versões do formulário sendo elas: COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS com foto e COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS sem foto.

2.     Criação do e-mail institucional:

O núcleo/grupo pode ter um e-mail INSTITUCIONAL apenas gostaríamos de ressaltar que este carrega a marca da nossa instituição, sendo de extrema importância ter certos cuidados com o uso do mesmo assim como já temos ao utilizarmos os nossos. 

O e-mail institucional criado deverá ficar sob a responsabilidade de orientador(a) ou coorientador(a). A gerência desse e-mail e de seus acessos ficará a cargo desse servidor responsável, por isso é muito importante que tenham certo critério no compartilhamento dos acessos, para evitar que problemas aconteçam na utilização de uma conta institucional que irá representar o grupo.

Para a criação deste e-mail a nível de CEE deve-se preencher o “Termo de responsabilidade de e-mail” que está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos e, após assinatura, anexá-lo no processo sei! número: 23209.002247/2020-81. 

Para criação deste e-mail a nível de TI deve-se seguir o fluxo:

  • Servidor responsável pelo grupo envia a solicitação via chamado GLPI (categoria: CGTI > Rede > E-mail departamental), solicitando a criação do e-mail para o grupo.
  • Em anexo no GLPI, o solicitante deve preencher, assinar e enviar o seguinte FORMULÁRIO
  • Nesse formulário, utilizar o seguinte padrão para nomenclatura do e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Eles analisarão a solicitação e retornarão as informações de acesso ao requerente.

3.     Relatório de Atividades Semestrais:

Para a emissão da Declaração para os(as) Orientadores(as) e Coorientadores(as) com finalidade de comprovação junto ao RIT deverá ser preenchido todo semestre, em período estipulado por essa Coordenadoria, o formulário intitulado “Relatório de Atividades Semestrais - Núcleo/Grupo de estudos”.  Esse relatório deverá ser preenchido no processo sei! correspondente ao núcleo/grupo de estudos.

O passo-a-passo para encontrar e adicionar esse formulário no processo sei! está no link https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/subpaginas/formularios-dos-nucleos-e-grupos-de-estudos denominado “Manual de Processos sei! Grupos e Núcleos de Estudos”.

Obs: Nesse mesmo link consta o formulário de Relatório de Atividades Semestrais para que saibam os dados que serão pedidos e facilitar o preenchimento do formulário no processo sei!. 

Mudança de Orientador(a) e Presidente(a)

A mudança de Orientador(a), Coorientador(a) ou Presidente(a) pode ocorrer em qualquer momento e para formalizar o processo três passos devem ser realizados:

1: Enviar um e-mail para a CEE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e no corpo do e-mail informar a troca com o nome do novo membro e e-mail;

2: Fazer um novo Formulário de COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS (com OU sem foto) que consta na alínea Resoluções, Notas Técnicas e Formulários;

3: Abrir um chamado no GLPI pedindo a atualização/troca dos nomes que estão na apresentação do Grupo (colocar o nome do grupo) que está inserido no curso (colocar o nome do curso que o grupo de estudos está inserido na página do IFMG). Verifiquem que na apresentação do Grupo na página do IFMG - Campus Bambuí constam os nomes do orientador, coorientador e presidente então sempre deve ser atualizada. Nesse mesmo chamado GLPI peça para ADICIONAR o novo Formulário de COMPOSIÇÃO DOS NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS preenchido com os novos nomes. Esse formulário deverá ser acrescentado no bloco “Documentos” que consta na página de cada grupo.

Como abrir o GLPI? O orientador ou coorientador deverá entrar no GLPI > Criar um chamado > categoria Campus Bambuí > Relações Institucionais> Atualização de página no site. A partir daí é só preencher conforme pedido.

 

Resoluções, Notas Técnicas e Formulários
Guia dos Grupos de Estudos, Empresas Juniores e Coletivos
 

Os grupos e núcleos de estudos estão dividos por curso

Bacharelado em Administração
Bacharelado em Agronomia
Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Bacharelado em Engenharia da Computação
Bacharelado em Engenharia de Produção
Bacharelado em Medicina Veterinária
Bacharelado em Zootecnia
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Física
Multidisciplinar

 

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