A importância da disciplina em sala de aula
A importância da disciplina em sala de aula
A disciplina é um conjunto de regras que servem para o bom andamento da aprendizagem escolar, é uma questão de qualidade nos relacionamentos humanos, principalmente entre professor e aluno.
Todo professor sabe que uma das suas tarefas mais difíceis é manter a disciplina em sala de aula, pois nem todos os alunos podem estar interessados no conteúdo, perturbando os demais que querem aprender. Ela deve ser construída numa parceria entre professor e aluno, que devem respeitar-se mutuamente. Além disso, é um dos fatores primordiais para que essa relação ocorra dentro de limites estabelecidos, com o objetivo de manter o foco do discente durante o processo de aprendizagem, seja dentro da escola ou em casa, para que ele tenha sucesso nos estudos.
O professor possui autoridade, e não deve usá-la de forma abusiva, mas, por meio dela, apresentar suas ideias, conhecimentos e experiências, sem desrespeitar o conhecimento do aluno, encorajando-o à participação e o encarando como sujeito consciente e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem. O educador deve procurar organizar o ensino a partir de desafios que solicitam a ação dos alunos e as trocas interindividuais com vistas à reflexão, à discussão e à busca das soluções conjuntas. Promove, portanto, o fortalecimento da vivência de relações democráticas asseguradas pela participação responsável e comprometidas do grupo e pelo desenvolvimento do respeito mútuo entre os alunos e entre o educador e o grupo que coordena, como podemos constatar no diálogo de Freire e Shor, “o educador deve estabelecer uma relação dialógica com seu aluno e abrir espaços livres para que participe, pois é impossível ensinar participação sem participação”.
É necessário, então, compreender que disciplina não é o mesmo que rigidez forçada, já que, dessa forma, existe a possibilidade de não haver o sucesso no final. É importante ensinar ao aluno que tudo que for apresentado em sala de aula deve ser revisado em casa, para haver uma fixação maior do conteúdo, sempre destacando dúvidas para que possam ser esclarecidas posteriormente. Quando um aluno possui uma boa disciplina, dentro e fora da escola, sabendo organizar seu tempo para estudar e responder as tarefas, acontece naturalmente uma melhoria do desempenho escolar. Por ser tão positiva, a disciplina não se restringe somente aos estudos, estando presente por toda a caminhada do indivíduo.
Atitudes que favorecem a disciplina
1 – Procurar falar somente quando todos estiverem em silêncio.
2 – Utilizar uma linguagem objetiva, assim o aluno percebe claramente o que você está dizendo.
3 – Evitar gritos. A atitude de gritar pode demonstrar falta de controle perante a turma.
4 – Manter a segurança nas falas e serenidade nas atitudes. Agindo assim, os alunos passam a confiar mais no seu trabalho.
5 – Ter cuidado nas expressões corporais, gestos e expressões do rosto. Isso gera influências positivas ou negativas.
6 – Ser acolhedor e manter o equilíbrio; alegria não deve ser confundida com bagunça.
7 – Realizar a correção das atividades - isto demonstra o interesse do aluno em realizar as tarefas.
8– Elogiar, sempre que possível, o êxito dos alunos e sua participação nas atividades.
9 – Evitar transparecer problemas pessoais na sala de aula.
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/indisciplina- na-sala- aula.htm
http://www.webartigos.com/artigos/o-desafio- da-disciplina- na-sala- de-aula/21668/
http://pedagogiaaopedaletra.com/indisciplina-escola- que-fazer/
Redes Sociais