Turma 2023
O itinerário formativo dependerá da área de Ensino específica (Biologia, Física, Química ou Matemática) escolhida pelo candidato no momento da inscrição (candidatura ao edital de seleção).
Mais especificamente:
• No primeiro semestre, todos os estudantes deverão cursar as disciplinas Metodologia Científica; Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tópicos Especiais I, correspondente à área específica pré-escolhida.
• No segundo semestre, todos os estudantes deverão cursar as disciplinas Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática; Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática. A disciplina Tópicos Especiais II será aquela correspondente à área específica pré-escolhida. Cada estudante deverá cursar a disciplina Estudos Orientados com o docente que será o seu orientador no TCC.
• No terceiro semestre, todos os estudantes devem cursar as disciplinas Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar; Seminários e TCC. A esta última não serão atribuídos créditos.
Para concluir o curso, o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas de seu itinerário formativo e entregar, dentro do prazo, o Trabalho de Conclusão do Curso, que poderá ser:
1. Uma monografia;
2. Um artigo científico, submetido em qualquer periódico com avaliação Qualis/CAPES B4 ou superior;
3. Um produto educacional, isto é, algum objeto ou recurso didático desenvolvido pelo estudante que possa ser aplicado no cotidiano escolar.
Abaixo, são apresentadas as disciplinas com as respectivas cargas horárias:
Disciplina | C.H. | H.A semanal | Créditos |
Primeiro Semestre | |||
Metodologia Científica | 30 | 2 | 2 |
Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Biologia I | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Física I | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Matemática I | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Química I | 45 | 3 | 3 |
Segundo semestre | |||
Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática | 45 | 3 | 3 |
Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática | 30 | 2 | 2 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Biologia II | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Física II | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Matemática II | 45 | 3 | 3 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Química II | 45 | 3 | 3 |
Estudos Orientados | 60 | 4 | 4 |
Terceiro semestre | |||
Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar | 30 | 2 | 2 |
Seminários | 30 | 2 | 2 |
TCC | 60 | 4 | - |
Redes Sociais