Casos de Sucesso: Destaque para o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental

• Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 16h31
  • Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 15h03

Imagem para corpo do texto Renata OliveiraRenata Oliveira Luís é farmacêutica e cursou o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental no IFMG – Campus Bambuí no período entre 2017 a 2020. Segundo Renata a Sustentabilidade é uma área que abrange vários segmentos e um deles é o segmento farmacêutico. Diante disto, ela buscou uma linha de pesquisa relevante e atual, escolhendo o tema “Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde e Logística Reversa de Medicamentos”, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

Durante o período em que cursava o mestrado, ela teve que se esforçar muito para familiarizar com os termos técnicos da área ambiental, pois sua formação era na área da saúde (Graduação em Farmácia). Para Renata “o mestrado é um treinamento, e nesse caminho, devemos ser sempre proativos e resolutivos. Além disso, devemos também nos apoiar no nosso orientador, nos professores e colegas para nos auxiliarem no aprimoramento acadêmico, tecnológico e profissional. Quando nos dedicamos de maneira harmoniosa e com gratidão esse caminho fica mais prazeroso”.

Ao longo do mestrado, ela realizou relevantes publicações, tais como: capítulos de livro, artigos, desenvolvimento de material didático/instrucional e resumos expandidos para apresentação em Congressos/Seminários.

Além disso, em 2018, ela ministrou, por meio da Vigilância Sanitária de Bambuí, o Minicurso de “Atualização sobre as Boas Práticas do Gerenciamento de Resíduos de Saúde” para os profissionais responsáveis técnicos pelos estabelecimentos de saúde do município. Em 2019, participou de uma banca de trabalho científico atuando como membro avaliador em um evento promovido pelo IFMG, avaliando o seguinte trabalho “Análise dos casos notificados de óbitos fetais associados a malformações do sistema nervoso entre três estados brasileiros, no período de 2012 a 2016”. Em 2020, Renata ministrou a palestra intitulada “Os desafios da Gestão de Resíduos de Saúde frente a Pandemia de COVID-19” para os alunos do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e também ministrou a palestra intitulada “Atualização sobre a Logística Reversa de Medicamentos” para os fiscais farmacêuticos do CRFMG.

Atualmente Renata é Fiscal Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG). Em 2019, atuou como membro da comissão assessora do Grupo Técnico de Trabalho “Resíduos e Gestão ambiental” do CRFMG. E diante da situação de pandemia de COVID-19 que afetou o mundo todo, ela participou da elaboração da cartilha, também publicada pelo CRFMG, contendo orientações sobre o gerenciamento de resíduos sólidos suspeitos ou contaminados pelo Coronavírus. Posteriormente ela também participou da publicação pelo CRFMG, do “Protocolo de ações para a retomada e manutenção segura do trabalho COVID-19”.

Recentemente (2021), Renata concedeu uma entrevista ao canal de televisão REDE MINAS no programa Brasil das Gerais sobre o tema: Resíduos Hospitalares e Logística Reversa.

Além disso, em 2021 ela também participou da mesa redonda no 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica do CRFMG com o seguinte tema: Fármacos & Meio Ambiente - Estudos Científicos, evento disponível pelo CRFMG para mais de 24 mil farmacêuticos.

Renata conclui que: “Diante disso, demonstro o quanto pode ser produtivo esse percurso pós acadêmico e que todas as oportunidades podem e devem ser aproveitadas. Também, quero agradecer todos os professores e colegas que me auxiliaram durante os trabalhos, ao IFMG e ao CRFMG pelas oportunidades concedidas, e em especial ao meu orientador Hygor Rossoni, que além de me preparar para o mercado de trabalho, foi também grande incentivador da minha carreira acadêmica”.

Renata deixa sua dica para quem está iniciando a carreira acadêmica: “Aproveitem as oportunidades”!

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Institucionais, Comunicação e Eventos/Secretaria de Gabinete

Também quer compartilhar sua trajetória profissional de sucesso no IFMG - Campus Bambuí?

Basta preencher nosso formulário!

Formulário

Confira:

Seja nosso próximo Caso de Sucesso!

Confira as oportunidades na nossa página do Linkedin