Casos de Sucesso: Rosiane de Souza Camargos 24 anos, formada no Curso Bacharelado em Zootecnia

• Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 17h32

RosianeO Campus Bambuí apresenta mais um ‘Caso de Sucesso’ com a história da ex-aluna Rosiane de Souza Camargos, 24 anos, formada no Curso Bacharelado em Zootecnia. O motivo que levou Rosiane a escolher o curso foi a paixão pelos animais e também pela produção animal, uma vez que a mesma foi criada neste meio, tendo o pai como principal referência.

Ao iniciar a graduação, pensou muitas vezes em desistir, pois era a primeira vez que saía de casa e a distância e saudade da família sempre apertava. Com o passar do tempo o IFMG tornou-se uma segunda casa para ela. O alojamento foi seu lar sendo considerado por ela o melhor lugar para se morar, criando assim uma família, o que lhe trazia um certo conforto. Nos momentos de angústia e ansiedade, ela saía do quarto, dava uma volta na lagoa e era rodeada pelos “doguinhos” que lhe traziam muita paz e a acompanhava em diversos lugares que ela estivesse. Quanto as disciplinas, estas pareciam um “bicho de sete cabeças”, a disciplina de cálculo então, nem se fala... No entanto, os professores do Campus Bambuí possuem um diferencial... para Rosiane eles “são sempre muito receptivos, estavam sempre de portas abertas e por diversas vezes eram nossos melhores amigos”.

Durante a graduação (2016-2020) ela teve a oportunidade de fazer parte tanto como membro e também da diretoria de diversos grupos de estudos (GEAVI, NES, NEPF, GENA, GEPECU, NEEQ) que foram fundamentais para a sua formação. Ela também foi monitora das disciplinas de Avicultura e Estatística Experimental, sendo o pontapé inicial para seguir o meio acadêmico. Em seu segundo ano de graduação (2017) iniciou as atividades de pesquisa, orientada pelo professor Luiz Carlos Machado, sendo bolsista de Iniciação Científica. Neste processo, trabalhou com a restrição alimentar em coelhos, que se tornaram sua distração aos finais de semana. Posteriormente, também foi voluntária no projeto de extensão com o objetivo de divulgar a cunicultura através do Boletim e do Canal Dr. Cuni. No ano de 2018 teve a oportunidade de ingressar na área de avicultura, em que se apaixonou! Foi novamente bolsista de Iniciação Científica, sendo orientada pelo professor Adriano Geraldo, onde ela avaliou a inclusão de pigmentantes naturais na dieta do frango caipira e também participou de diversos outros experimentos na qual colaborou como voluntária.

Através da pesquisa ela teve a oportunidade de participar de vários Congressos, onde publicou diversos resumos científicos, que foram essenciais para enaltecer o seu currículo. Em 2020 Rosiane participou do Processo Seletivo para o mestrado na Unesp – Jaboticabal, sendo aprovada em 2º lugar, antes mesmo de concluir a graduação, com a professora Nilva Sakomura, referência na área da avicultura. No segundo semestre do mestrado ela recebeu um convite para passar direto para o doutorado e atualmente ela faz doutorado na área de Ciência Animal na Unesp/FCAV. Para Rosiane “tudo isso e o que sou hoje é devido às inúmeras oportunidades que essa instituição incrível me proporcionou, ensino de qualidade, excelentes instalações e infraestrutura para os experimentos, oportunidades de estágio e principalmente professores, que além de nos ensinar, nos motivam e nos traçam o caminho a seguir, serei eternamente grata a todos eles, em especial a meus orientadores Adriano Geraldo e Luiz Machado que são minha inspiração de profissionais, assim como pessoa”.

Baseado em sua trajetória e experiência no Campus Bambuí, Rosiane deixa a seguinte mensagem:

“A minha dica a quem está iniciando a carreira acadêmica é que aproveitem ao máximo essa instituição que nos proporciona oportunidades maravilhosas. Participem sempre de grupos de estudos, no início ficamos confusos da área que queremos seguir, e eles são essenciais para essa escolha. Faça estágio, faça estágio e faça mais uma vez estágio, não hesitem em fazer, é a porta de entrada para o mercado de trabalho. E para quem deseja seguir a área acadêmica, se dediquem ao máximo a pesquisa, faça experimentos, mas o principal, publiquem, publiquem e publiquem, esse será o diferencial em seu currículo”.

Já pensou em ser fonte de inspiração de várias pessoas, contando sua história de vida durante sua formação no IFMG - Campus Bambuí? Isso mesmo, você pode compartilhar suas experiências e expertises para motivar jovens estudantes que precisam de uma palavra para se encontrarem na carreira e fazer a diferença no mercado de trabalho, superando obstáculos e conquistando respeito com sua história de vida.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Institucionais, Comunicação e Eventos/Secretaria de Gabinete

Também quer compartilhar sua trajetória profissional de sucesso no IFMG - Campus Bambuí?

Basta preencher nosso formulário!

Formulário

Confira:

Seja nosso próximo Caso de Sucesso!

Confira as oportunidades na nossa página do Linkedin