Casos de Sucesso – Curso de Zootecnia na formação de excelentes profissionais

• Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 09h04
  • Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 16h52

Imagem RafaelaA aluna Rafaela Bonifácio Rocha, formada no Curso de Zootecnia pelo IFMG Campus Bambuí, concluiu o ensino médio e se viu totalmente deslocada, sem saber qual caminho ela deveria seguir. Quando foi questionada sobre o motivo que a levou a escolher o curso, a aluna logo respondeu: “Na verdade foi a Zootecnia que me escolheu...”

Inicialmente, afirmou que sua primeira opção não seria o Curso de Zootecnia, ingressando no Curso de Engenharia de Alimentos no Campus Bambuí. Contudo, logo percebeu que não se identificava com o curso, se sentindo deslocada. Um certo dia aconteceu um fato inusitado. A aluna assistiu uma aula de bioquímica acidentalmente (por ter entrado na sala errada) e então se apaixonou.... Despertou então seu interesse! Queria saber mais sobre o funcionamento animal, fisiologia, anatomia, tudo... principalmente sobre nutrição. Foi desta forma que Rafaela se sentiu escolhida pelo curso.

Com a necessidade de trabalhar e ao mesmo tempo optar por um curso ofertado em período integral, Rafaela contou com os auxílios financeiros oferecidos pelos Editais de Bolsa de Extensão, estando à frente de vários projetos, o que contribuiu com a sua permanência no campus durante todo o curso. Além disso, ela contou também com o auxílio financeiro das Bolsas de Monitoria, sendo monitora na disciplina de suinocultura.

A aluna representou o IFMG - Campus Bambuí participando das Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia, além de participar também de diversos Grupos de Estudos.
Ao iniciar o curso, Rafaela apresentou algumas dificuldades, por não possuir uma base escolar do ensino fundamental e médio igual aos demais alunos. Para ela “não bastava apenas estudar, eu tinha que estudar pra valer para conseguir me sair bem”. Apesar das dificuldades e de se sentir um pouco prejudicada neste ponto, a dedicação da aluna fez com que ela superasse os desafios durante os quatro anos de curso, buscando o que não foi ofertado a ela na educação básica. Outro desafio relatado foi o receio de não encontrar emprego, devido ao agronegócio ser um campo ainda resistente com o conhecimento e a participação feminina na área.

Superando os obstáculos e as resistências apresentadas, Rafaela mostrou que é possível a atuação feminina à frente do Agronegócio. Atualmente, está há quase 01 (um) ano na linha de frente do departamento de qualidade e produção de uma fábrica de ração, suplementos minerais e premixes, atuando desde a recepção da matéria prima até a expedição do produto acabado. Trabalhando juntamente com o setor de produção, Rafaela presa por manter o estabelecimento dentro das normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, revisando os procedimentos operacionais, manuais descritivos do estabelecimento, emissão de relatórios mensais, apontamento de falhas, processos e otimização de procedimentos para o melhor funcionamento de toda a empresa.

Baseado em seu Caso de Sucesso, Rafaela deixa uma dica para quem está iniciando a carreira: “Estude, seja você, estude, faça amigos, e estude, pois o mercado de trabalho é competitivo. Faça por si, foque no que gosta, e seja feliz. Porque nada melhor que poder acordar todos os dias e saber que você contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Institucionais, Comunicação e Eventos/Secretaria de Gabinete

Também quer compartilhar sua trajetória profissional de sucesso no IFMG - Campus Bambuí?

Basta preencher nosso formulário!

Formulário

Confira:

Seja nosso próximo Caso de Sucesso!

Confira oportunidades na nossa página do Linkedin