Docente do IFMG - Campus Bambuí publica Artigo em renomada Revista Internacional de Física e Materiais

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 13h42
  • Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 10h29

O professor Rubens Henrique Marques de Morais, atual membro do Núcleo de Física, traz ao IFMG reconhecimento internacional ao co-publicar um artigo científico na prestigiada revista "Journal of Magnetism and Magnetic Materials". O trabalho é fruto da cooperação entre pesquisadores da UFSJ, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Maynooth University da Irlanda. A pesquisa foca na exploração do comportamento do efeito magnetocalórico em modelos de spins, representado um avanço significativo para a Física e para a Ciência dos Materiais.

O Prof. Rubens é egresso do curso de Licenciatura em Física do IFMG - Campus Bambuí. Durante sua graduação, foi integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde pesquisou novas abordagens didáticas no processo de ensino aprendizagem. Nesse período também foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e membro voluntário do Programa de Residência Pedagógica, nos quais desenvolveu projetos ligados ao ensino de Física que foram publicados em forma de artigo e capítulo de livro. Após encerrar sua passagem pelo IFMG como aluno, cursou Pós-Graduação pelo FQMat da UFSJ recebendo o título de Mestre em Física e Química de Materiais. Atualmente, além de ser professor do IFMG - Campus Bambuí, também cursa doutorado pelo mesmo programa e é integrante do Grupo de Pesquisa em Modelos de Spins, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estudando propriedades Termodinâmicas e Magnéticas em Materiais em cooperação com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.

O professor Rubens, ao comentar sobre o estudo, destaca que a qualidade da formação oferecida pelo campus foi fundamental para sua carreira como docente e pesquisador. Esse artigo representa a consolidação da prática científica e uma fonte de inspiração para nossos estudantes, além de destacar a sólida formação e capacitação da estrutura pedagógica e científica do campus.

O artigo trata de um tema importante para a compreensão de fenômenos magnéticos de materiais descritos através de modelos de spins, oferecendo um maior entendimento a respeito das propriedades do efeito magnetocalórico, representando uma contribuição significativa para essa área de estudo da física. Mas vai além disso, pois essa publicação é também um convite para novos estudantes e pesquisadores se juntarem no mundo da ciência no IFMG - Campus Bambuí, onde a excelência acadêmica e a inovação caminham lado a lado.

O link de acesso ao artigo está disponível em: https://authors.elsevier.com/c/1jb4l_6xgg9Bew

Fonte: Diretoria de Ensino