Egressa do Curso de Licenciatura em Física do IFMG – Bambuí publica trabalho em revista indexada

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 07h42
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 07h21

Egressa física destaqueJoyce Machado Oliveira, ex-aluna do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí (IFMG-Bambuí), publicou um artigo na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA). O trabalho é fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Durante sua trajetória acadêmica no Instituto, Joyce demonstrou grande empenho e receptividade às orientações de seus professores, o que contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades e a descoberta de novas potencialidades. Ao final do curso, ela procurou o Coordenador do Curso de Licenciatura em Física, José Hilton Pereira da Silva, para definir o tema de seu TCC. Sob a orientação do Prof. João Henrique Rodrigues, Joyce decidiu focar em estudos sobre viagens espaciais.

Abraçando a proposta, ela desenvolveu sua pesquisa sobre viagens espaciais contemporâneas, criando abordagens didáticas acessíveis que poderiam ser incorporadas ao currículo de Física do 1º ano do Ensino Médio. Em sua defesa de TCC, os professores do Núcleo de Física, Pedro Renato Pereira Barros e Mayler Martins, elogiaram sua apresentação e sugeriram melhorias no texto. Mayler destacou que o TCC tinha potencial para se tornar um artigo de revista indexada e sugeriu a publicação na RELEA.

Motivada pelos elogios e pela confiança dos professores, Joyce reestruturou seu TCC em formato de artigo e o submeteu à RELEA em 5 de julho de 2023. Após a revisão e as contribuições dos pareceristas, o artigo foi publicado em 26 de maio de 2024, com o título “VIAGEM À LUA: UMA PROPOSTA PARA ABORDAR O ENSINO DE VIAGENS ESPACIAIS EM SALA DE AULA”. O artigo pode ser acessado pelo link abaixo:

https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/index (revista)
https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/44/55 (artigo)