Egresso do IFMG – Campus Bambuí continua inspirando estudantes

• Publicado: Domingo, 02 de Agosto de 2020, 21h41
  • Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 08h16

A Agência Espacial americana lançou na última quinta-feira, 30 de julho, um robô com destino a Marte para investigar se já houve vida por lá.

E assim, empurrada por uma bola de fogo e fumaça, começou nesta quinta a mais ambiciosa missão humana ao planeta vermelho. O veículo batizado de “Perseverance” tem tarefas incríveis em Marte.

Para começar, ele vai produzir oxigênio a partir do gás carbônico coletado da atmosfera de Marte. A missão também está levando um pequeno helicóptero que vai fazer voos curtos diários e imagens.

Além disso, o Perseverance vai procurar sinais de vida no passado do planeta em uma área que existia um lago há três bilhões de anos. O robô vai coletar amostras do solo e colocar em tubinhos, que vão ficar espalhados na imensidão de Marte, possivelmente guardando a resposta: já houve vida em Marte?

Até que, em 2031, um outro robô vai lá buscar essa resposta. E o responsável justamente por essa parte do projeto é um brasileiro. Para orgulho da instituição, Ivair Gontijo é egresso do IFMG – Campus Bambuí e formou-se como Técnico Agrícola no ano de 1978 (Antigo Colégio Agrícola). Graduado e mestre em Física pela UFMG, obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia) e atua desde 2006 no laboratório de propulsão a jato da NASA.

Em seu livro "A Caminho de Marte", Ivair mencionou que foi na Biblioteca do Campus que ele teve seu primeiro contato com nomes como Isac Newton, Albert Einstein, etc. Em reportagem ao Programa Fantástico(02) destacou a importância do ensino médio realizado no Campus no seu processo de formação. Seu colega de "Colégio Agrícola", o Sr. Rubem Germano, relatou como era seu comportamento na classe: "frequentava bastante a biblioteca e tinha muito interesse pela área de física e astronomia com a leitura de livros antigos sobre o assunto".

Em 2016, Ivair Gontijo reuniu-se com antigos colegas no Campus Bambuí onde ministrou uma palestra sobre A exploração do planeta Marte e projetos no qual se envolveu ao longo de sua carreira na NASA”.

IFMGBambuí 024 IFMGBambuí 039

Fonte: Relações Institucionais/G1

SAIBA MAIS

Conheça brasileiro que faz parte de missão da Nasa que leva drone à superfície de Marte