Equipe do Observatório Astronômico recebe escolas no mês de junho

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h35
  • Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 10h14

foto oastro

No mês de junho de 2024, o Observatório Astronômico do IFMG – Campus Bambuí (OASTRO) recebeu a visita de alunos e professores da Escola Municipal José Batista Soares, de Altolândia, e da Escola Estadual de Tapiraí.

Durante a observação do céu, foi possível ver diversas nebulosas, aglomerados estelares e também a Lua, com seus vales e crateras. O momento proporcionou ricas discussões sobre o nosso Sistema Solar, seu surgimento e sua evolução, e sobre o Universo, com as atuais descobertas reveladas pelo Telescópio Espacial, James Webb.

Toda a equipe do OASTRO, bem como os demais estudantes e docentes do Curso de Licenciatura em Física, agradece a visita e o carinho desses visitantes.

Conhecendo um pouco mais sobre o Observatório Astronômico do IFMG – Campus Bambuí (OASTRO):

O Programa de Divulgação da Astronomia existe no IFMG – Campus Bambuí desde fevereiro de 2010, quando foi implantado pelos professores do Núcleo de Física. As atividades extensionistas no OASTRO iniciaram em abril de 2014, quando o prédio foi inaugurado. Atualmente, a divulgação e popularização da Astronomia ocorre por meio do Projeto de Extensão “Olhando para o Céu”, coordenado pelos professores do Núcleo de Física, Dr. Mayler Martins e Dr. José Hilton Pereira da Silva, com a participação das alunas do curso de Licenciatura em Física, Maria Luísa Chaves e Gabriella Brás Monteiro Alves, recebendo pessoas todas as quintas-feiras, e escolas de Bambuí e região por agendamento.

O Programa tem cumprido um papel de grande importância, por apresentar uma opção de atividade científico-cultural em âmbito regional, almejando desenvolver no público habilidades e competências diversas, como observação cuidadosa do céu, comunicação em linguagem científica de fácil acesso, entre outras, cumprindo o seu papel de alfabetização e letramento científico e estimulando as pessoas a se interessarem mais por Ciências. Além disso, o OASTRO tem colaborado para a divulgação institucional do IFMG e para a captação de alunos para os cursos técnicos e superiores.

Os instrumentos e equipamentos do Observatório Astronômico, utilizados no Projeto, foram adquiridos através da aprovação de projetos em três editais:

- Ofício Circular nº 134, de 12 de agosto de 2009, do DPEPT/SETEC/MEC, em comemoração do Ano Internacional da Astronomia (2009).

- Edital 01/2012 (Proex/IFMG), com financiamento da SEB/MEC e FNDE, para um curso de Formação Continuada de Professores, sobre Astronomia.

- PRODOCENCIA/CAPES, Edital 019/2013, do Programa de Consolidação das Licenciaturas.

A experiência de longa data nos mostra que a divulgação científica é tão fundamental quanto o próprio desenvolvimento da Ciência. Sendo assim, agradecemos a oportunidade de realizar esse trabalho no IFMG – Campus Bambuí, que conta com a importante parceria das Escolas da região.

Fonte: Profs. Mayler Martins e José Hilton Pereira da Silva