Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Delegação do IFMG-Campus Bambuí participa de missão internacional na França

  • Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 10h56
  • Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 11h52

Ao longo do mês de outubro, um docente e quatro discentes do IFMG-Campus Bambuí representaram o Instituto em uma missão internacional que incluiu visitas a diferentes instituições de ensino francesas e participação no Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade - Edição 2023. 

No período de 09 e 13 de outubro, a delegação do IFMG-Campus Bambuí, juntamente com a delegação do IFMG-Campus Santa Luzia estiveram presentes no CFA Agricole Public des Hauts-de-France da cidade de Abbeville, onde participaram de visitas técnicas e culturais. Os parceiros de Abbeville, que estiveram no Campus Bambuí no mês de abril, retribuíram a recepção brasileira e desenvolveram uma intensa agenda de atividades técnicas e culturais. 

De 13 e 17 de outubro, além de uma visita ao campus de Le Paraclet, os representantes dos campi Bambuí e Santa Luzia estiveram no campus de Le Quesnoy, onde desenvolveram atividades voltadas à produção de queijo. Entre 17 e 20 de outubro, as duas delegações do IFMG foram recepcionadas pelo CFA Agricole da cidade de Douai, onde desenvolveram os trabalhos preparatórios para o Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade - Edição 2023. 

Durante os dias 23 e 27 de outubro, as equipes do IFMG, ao lado de outras muitas equipes brasileiras, incluindo a delegação do IFMG-Campus Ouro Preto, participaram do referido Fórum. Parte integrante do painel “Produzir e consumir de forma diferente”, o trabalho apresentado pela delegação do IFMG-Campus Bambuí, ao lado dos parceiros do CFA Agricole de Douai, teve como tema a produção do queijo canastra e a centralidade do Campus Bambuí para o desenvolvimento técnico e econômico das cadeias produtivas regionais. 

O professor Gabriel Oliveira, que acompanhou a delegação à França, salientou a importância da convergência entre a interiorização do ensino público de qualidade, uma das características dos Institutos Federais, e sua internacionalização: 

“É preciso compreender que a vocação agrícola e regional dos IFs não está em desacordo com a internacionalização. Pelo contrário, o desafio é fortalecer dinâmicas institucionais que privilegiem a conexão entre interiorização e internacionalização do ensino, em um país marcado por muitas diferenças regionais e em um mundo no qual os impactos assimétricos da globalização geram, ao mesmo tempo, um imperativo de integração multicultural e um contexto de oportunidades, por vezes, mais restritas a quem vive nas regiões distantes das metrópoles.” 

Já o discente Tiago Rios Cardoso, do Terceiro Ano do Técnico Integrado em Agropecuária, ao destacar aspectos do desenvolvimento econômico e do cotidiano, analisou a experiência sob um prisma técnico-científico e antropológico:

“A experiência de poder conhecer a França foi algo muito inesperado na minha vida e que mudou completamente minha noção sobre a internacionalização. Ao chegar no país, nota-se uma grande diferença na vegetação, no clima, na culinária e no modo de vida. A França tem um grande compromisso com a sustentabilidade, através do incentivo à agricultura orgânica e ao uso de energia renovável. Nas visitas culturais, tivemos a oportunidade de conhecer o paisagismo, os museus, os castelos e as catedrais. Essa experiência ampliou todo o conhecimento sobre a história, a arquitetura e a cultura do local.”

Além de Tiago Rios Cardoso, integraram a delegação do Campus Bambuí: Mariana Teran, do curso de Medicina Veterinária; Cecília Teixeira, do curso de Zootecnia; Reginaldo Weichert, do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia. A delegação agradece a toda a comunidade acadêmica do IFMG pela experiência, pois, é a construção coletiva que resulta em uma instituição comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão, tripé que alicerça a educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. 

 

Fonte: COPARI

 

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página