Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

IFMG e ICMBio promovem o 1° Curso de Campo no Parque Nacional da Serra da Canastra

  • Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 07h14
  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 09h06

Entre os dias 17 e 21 de junho de 2024, o PARNA Canastra recebeu 19 estudantes do IFMG - Campus Bambuí para se capacitarem em técnicas de preparo de peças zoológicas e botânicas e para um curso introdutório de campo em fauna e flora. A iniciativa, que celebra a renovação do convênio entre as duas instituições, foi coordenada pelo GEAS (Grupo de Estudos em Animais Silvestres) e GETAB (Grupo de Estudos em Taxonomia e Aplicações Botânicas), orientados pela servidora Dra. Clarice Silva Cesário (IFMG - Reitoria) e a professora Dra. Fernanda Cabral Nunes (IFMG – Bambuí), respectivamente. A equipe recebeu grande apoio do ICMBio e do PARNA Canastra, representados pela Agente Ambiental Keyme Gomes Lourenço, também membra da coordenação do curso, que comentou: “Pude entender, num contexto mais palpável, a importância de parcerias entre instituições brasileiras determinadas em promover ações educativas, como houve entre o IFMG e o ICMBIO. Unir forças, conhecimentos, saberes, dúvidas, habilidades e fraquezas é o que faz uma educação ser significativa para aqueles que estão em processo de aprender”. 

Dentre as atividades desenvolvidas, estiveram: taxidermia de aves e montagem de exposição no Centro de Visitantes; confecção de pegadas em gesso; observação de vertebrados; princípios de coleta botânica e confecção de exsicatas; simulação de metodologia do Programa Monitora do ICMBio para Cerrado Campestre e Savânico; visita ao complexo de cachoeiras do Capão do Forro; e apresentação de trabalhos de conclusão do curso nas temáticas ‘Atividades em Educação Ambiental’, ‘Guia botânico da Trilha do Cerrado’, ‘POPs de Manejo e resgate de fauna atropelada’ e ‘Manejo ético de javalis’. 

Segundo Clarice, “Esse tipo de atividade traz benefícios para além da vivência prática no campo e do contato com as técnicas. Ela permite que os participantes explorem outros atributos interpessoais, tão importantes quanto os aspectos acadêmicos, como a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a proatividade e o preparo físico”. Fernanda ressalta que “O PARNA Canastra é um local excelente para vivências de campo como esta: infraestrutura de alojamento, trilhas acessíveis, equipe de biólogos especializados e colaborativos do ICMBio, logística de transporte... e o mais importante: uma rica flora, fauna e funga que precisam ser apreciadas e estudadas”. 

De acordo com a estudante Ana Luz, "foi uma experiência enriquecedora para ampliar os horizontes sobre os diversos caminhos profissionais que posso seguir dentro da Licenciatura em Ciências Biológicas, conhecer intimamente a riqueza do Cerrado e aprimorar técnicas de coletas botânicas, taxidermia e identificação de pegadas, o que ampliou significativamente meu olhar sobre a importância da educação e do convênio do IFMG - Campus Bambuí e o ICMBio/ PARNA Canastra."

A equipe organizadora promete permanecer trabalhando junta em outros projetos e deseja transformar o curso de campo em um evento anual. Assim, esperam abrir cada vez mais oportunidades aos estudantes e às novas linhas de pesquisa e extensão na referida unidade de conservação. Ela também aproveita para convidar todos a conferirem os produtos dos trabalhos de conclusão do curso durante a Semana da Ciência e Tecnologia do IFMG de 2024.  

Apoio: PARNA Canastra/ICMBio e IFMG Campus Bambuí

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

3
Estudantes do IFMG Campus Bambuí, orientadoras e equipe do parque antes da simulação do Programa Monitora, em frente à entrada da Trilha do Cerrado.

1
Orientadoras durante atividade de campo.

2 Despedida do alojamento “Jaguarê”, no Parque Nacional da Serra da Canastra. 

 

Depoimentos de participantes. 


Fonte: Clarice Silva Cesário e Fernanda Nunes Cabral

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página