Projeto de levantamento da biodiversidade de insetos envolve parceria entre institutos
O IFMG – Campus Bambuí, em nome do Prof. Gabriel C. Jacques, e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em nome do Prof. Marcos Magalhães de Souza, firmaram uma parceria para realização de um projeto de pesquisa que tem como objetivo o levantamento da biodiversidade de vários grupos de insetos no Parque Estadual da Mata Seca (PEMS).
O Prof. Gabriel relata a importância deste tipo de parceria: “Neste momento em que as instituições sofrem com a diminuição dos recursos financeiros, a parceria entre instituições de ensino permite que, através de uma divisão dos gastos com a pesquisa, que grandes projetos possam ser realizados nas unidades de conservação. Além disso, permite um intercâmbio de experiências entre os estudantes das instituições parceiras.”
O Parque Estadual da Mata Seca se localiza no município de Manga no norte de Minas Gerais. A fitofisionomia do Parque é a floresta estacional decidual, também conhecida por mata seca, caracterizada pela deciduidade das espécies arbóreas, que durante o período de seca perdem quase toda sua folhagem. Na figura abaixo podemos ver a mesma área no período de chuva e no período de seca. Há muito pouco estudo de levantamento da biodiversidade nesta fitofisionomia, carecendo assim de novos trabalhos, incluindo o da diversidade de insetos.
Uma parte da pesquisa está disponível no vídeo que faz parte de um projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.
Parque Estadual da Mata Seca - Área no período de chuva e no período de seca
Fonte: Prof. Gabriel de Castro Jacques
Redes Sociais