Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Parceria IFMG – Campus Bambuí e IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes descobre mais uma espécie de libélula

  • Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 11h11
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 10h08

PesquisadoresO IFMG – Campus Bambuí, em nome do Prof. Gabriel C. Jacques, e o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em nome do Prof. Marcos Magalhães de Souza, desde 2021, realizam uma parceria para realização de projetos de pesquisa, com objetivo de realizar o levantamento da biodiversidade de vários grupos de insetos e aracnídeos em diferentes regiões de Minas Gerais

Além da publicação de diversos artigos e notas científicas, a parceria tem se mostrado eficaz também na descoberta de novas espécies, como a Minagrion veredae, descoberta no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. 

Mais uma libélula, coletada no mesmo parque, foi identificada como uma nova espécie pelo Prof. Diogo Silva Vilela do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e confirmado pelo pesquisador americano Rosser Garriso da Florida State Collection of Arthropods. 

A espécie faz parte do gênero “Argia”. Por isso, ganhou o nome de “Argia sertaneja”, uma homenagem ao sertão brasileiro. 

O Prof. Gabriel explica a importância de trabalhos de levantamento da biodiversidade: “Pesquisas que objetivam conhecer a biodiversidade local, principalmente em Unidades de Conservação, são importantes para conhecermos a diversidade e distribuição dessas espécies e definirmos estratégias de conservação das mesmas. Devido ao desmatamento, queimadas e outras ações antrópicas, muitas espécies estão entrando em extinção, antes mesmo de conhecê-las”.

Libélula argia

A new species of Minagrion Santos, 1965 (Odonata: Coenagrionidae) from the Cerrado of Northern Minas Gerais state, Brazil (2023) 

Argia sertaneja sp. nov. (Odonata: Coenagrionidae) from Northern Minas Gerais state, Brazil (2024)

Fonte: Prof. Gabriel C. Jacques

 

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página